Para a segunda semana deste mês de Julho (8-15 julho) perspectiva-se uma subida de temperatura nos Açores, e uma semana mais fresca do que o habitual, com valores 1 ºC inferiores ao habitual no Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alto Alentejo.
No resto do Continente e na Madeira preveem-se temperaturas enquadradas com a normal climatológica de referência.
Somente nos Açores se preveem temperaturas bem mais quentes do que o habitual, entre 1 e 3 ºC acima da média.
As previsões são do meteorologista Alfredo Graça, da Meteored.
A precipitação será ligeiramente superior aos valores normais nas zonas mais próximas do mar no litoral a norte do Cabo Raso, no Barlavento Algarvio, nos Grupos Ocidental e Central dos Açores.
Na Madeira e na generalidade do território de Portugal continental os valores de precipitação deverão enquadrar-se com a média, exceto nalguns locais isolados do Continente (mais secos do que o normal).
Segundo o mesmo meteorologista, na terceira semana, prevê-se temperaturas superiores ao normal em grande parte da geografia de Portugal continental, coincidindo com o início da canícula.
Os mapas revelam as anomalias térmicas positivas mais acentuadas no Baixo Alentejo, Sotavento Algarvio e arquipélago dos Açores (até 3 ºC acima da média).
Para a última semana do mês de julho não é possível avançar com detalhes concretos da previsão meteorológica uma vez que a incerteza é elevadíssima.
Porém, as primeiras tendências – que devem ser encaradas com muita cautela – indicam precipitação escassa no Continente e muito calor nos Açores.
Prevê-se que a precipitação se mantenha abaixo do normal (tempo seco) em todas as unidades territoriais de Portugal: Continente, Madeira e Açores.
No que diz respeito à média das temperaturas máximas de acordo com a normal climatológica 1981-2010, verifica-se que o Douro Litoral (Porto) é a única zona da Região Norte onde esse valor fica ligeiramente abaixo dos 25 ºC.
Nas restantes zonas nortenhas o calor já é mais intenso neste mês e supera os 25 ºC, sendo que nalguns locais do interior aproxima-se dos 30 ºC.