Edit Template

Novo álbum de Rafael Carvalho é “um importante documento intemporal para a Viola da Terra”

“Ao Toque do Polegar” é o novo álbum do músico Açoriano Rafael Carvalho, tendo sido apresentado na sua terra Natal, Ribeira Quente, com uma sessão que decorreu na Junta de Freguesia.
O disco conta com 10 modas do Cancioneiro Português, com arranjos do músico, e ainda 2 originais compostos em especial para integrar o álbum, numa homenagem à riqueza da música tradicional Portuguesa e ao toque do polegar, uma das técnicas historicamente informadas (tradicionais), de execução dos nossos cordofones.
Na sessão de apresentação, foi realçado pelo Presidente da Junta de Freguesia a importância do trabalho que tem sido desenvolvido por Rafael Carvalho no ensino, valorização e divulgação da Viola da Terra, levando sempre o nome da freguesia onde nasceu bem longe.
Luís Xavier, responsável pela produção do álbum, referiu a importância da obra que tem sido editada pelo músico nos últimos anos, destacando a intemporalidade da mesma, como contributo para as gerações vindouras.
Rafael Carvalho explicou o conceito do álbum, como mais uma edição temática, como tinha acontecido com “9 Ilhas, 2 Corações”, disco duplo com modas de todas as Ilhas dos Açores, “Um Natal à Viola” e, mais recentemente, com “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres”.
O músico salientou que há sempre uma estrita relação entre o trabalho de pesquisa e ensino com o trabalho de edições de álbuns e livros, uma vez que estas áreas, que desenvolve profissionalmente, complementam-se. É da pesquisa e transcrição de peças, para trabalhar diariamente com alunos, que vem repertório em quantidade e qualidade para concretizar os seus discos e livros, do mesmo modo que estas edições auxiliam os alunos no seu estudo e percurso.
Estas obras, das quais já conta com 9 discos a solo, 2 em duo e 2 em trio, bem como dos seus 3 livros do “Método para Viola da Terra”, têm sido a importante base de trabalho no ensino oficial da Viola da Terra na Região, e não só, onde a Viola da Terra tem um curso curricular em leccionação há quase 2 décadas.
Esse trabalho, desenvolvido por Rafael Carvalho, mas contando também com contributos de outros músicos, tem sido muito solicitado por outros professores de Viola de Arame, no nosso País, e é muito solicitado nas nossas Comunidades Açorianas, devendo ser aproveitado para a adaptar à leccionação de outros cordofones que iniciem o seu ensino curricular na Região e fora dela, tendo em conta a sua implementação estruturada e consolidada e com resultados práticos conhecidos e reconhecidos por todos.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores