Edit Template

Audiência açoriana premia curtas no Azores Fringe Festival

A décima segunda edição do festival internacional de artes, Azores Fringe, encerrou depois de mais de 40 eventos acolherem 2 mil pessoas nas 9 ilhas dos Açores.
No evento de encerramento, Terry Costa, o fundador do festival, apresentou o tema e hashtag para a próxima edição: #Fringe13Forever ou #Fringe13ParaSempre, sendo que será a última edição do festival no formato já conhecido.
“Mudança é algo de bom para a sociedade e também para o desenvolvimento do sector cultural artístico,” admite Terry Costa.
“Há programas do festival que podem e devem continuar, enquanto outros têm que ser revistos ou mesmo eliminados da lista de oportunidades,” refere.
Um dos programas que facilmente chega a todos os cantinhos do arquipélago é o SHORTS@FRINGE, sessões de curtas de vídeo e filmes que são propostos ao festival através dos próprios produtores, realizadores ou distribuidoras internacionais. Os filmes são divididos por temas ou por idiomas e apresentados em vários ecrãs da região. As audiências têm a oportunidade de conversar depois das sessões e escolher as suas obras favoritas. Esta edição atribui o Prémio Audiência – Audience Award Fringe 2024 a 5 obras distintas. E os vencedores são: O encontro entre um robô e um passarinho que acabou de nascer, Ovo por Stiv Spasojevic, é uma animação distribuída pela Line Up Productions da França. Ainda da França, a ficção de Navad Lapid, La Premiere, da Espanha, Mascarada, de Ana Maria Ferri, e da Itália, Film Rosa, de Sílvia Bertocchi, foram os filmes mais votados pelas audiências. O documentário Bissau Vila Morena, de Manuel Loureiro, também recebeu a escolha das audiências nos Açores.
Os vencedores do Prémio Audiência Fringe 2024 recebem o símbolo “Atlante”, em formato mini peluche, e o realizador tem garantia que o seu próximo filme entre na programação.
A próxima edição #Fringe13Forever já aceita propostas de artistas e cineastas para o festival a acontecer em Maio e Junho 2025.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores