Edit Template

Cuidar na Palavra Sagrada. Cuidar, Amar, Educar

De acordo com o “Ciência Vitae”, (Plataforma Europeia de Registo Científico), a minha Grande Área e “Domínio de Atuação “ é: “Ciências Sociais – Ciências da Educação” e “Humanidades – Filosofia, Ética e Religião”.

A Civilização atual está doente
A Civilização atual está doente. Não é possível curá-la sem diagnosticar as Causas Profundas da Enfermidade. Quem está interessado e, no entanto, é a nossa sobrevivência, vivência e convivências que podem ser profundamente atingidas. Já não basta falar em Esperança, é Urgente falar em Esperança Cristã. Ser Cristão e Católico é uma forma aberta de ser, é o modo mais alternativo contra as ideologias destruidoras do Humano.
É preciso Cuidar do Corpo e da Alma, no dinamismo da sua Diversidade e Unidade. Só o Espírito é Princípio de Vida.
Ponta Delgada, 15 de julho de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

O lava pés, a comoção de Beijar os pés
Pode acontecer em qualquer dia, em qualquer momento, enxutos com beijos de muito amor e comoção.
Acho que o que agora escrevi foi um beijo da vida, senti a vida a beijar-me e quanta ternura ao beijar os pezinhos da minha adorada Mãe. O lava pés pode acontecer em qualquer dia, em qualquer momento, enxutos com beijos de muito amor e comoção. E tudo isso é a pura realidade, tão forte, que não precisa de nenhum Poema, mais do que o ato de beijar uns queridos pezinhos que já tanto andaram e tanto falam à minha e nossa sensibilidade de Filho que nos faz reverenciar quem tanto andou e tanto trabalhou. Tudo isso é Amor, reconhecimento, um Obrigado, muito, na Presença de Deus.
Ponta Delgada, 15 de julho de 2024, 08:55, Hora dos Açores,
Emanuel Oliveira Medeiros

Nas famílias, todos são Cuidadores More. Todos.
Minha amada Mãe dormindo, suspirou um ai de profunda respiração e consolo e eu, junto a minha amada Mãe, a Rezar, a Orar, com a minha mão direita sobre a sua testa, contemplando o seu Rosto, bonita e doce, lá no íntimo a Rezar mais fundo e mais alto. Que Beleza, que Alegria. Muito trabalho, sim, mas nada porque se transforma em luz, num Dom que nos faz chamar a Presença de Deus, para nos Proteger, Amparar, Cuidar.
Há cerca de dois anos, a Sra. Dra. Margarida, Ilustre Farmacêutica e dona da Farmácia Açoreana, disse-me: “O Sr. Dr. é o Cuidador More”, fui percebendo. Em todas as famílias, quem se entrega, é Cuidador More. E no dinamismo da vida constato, no meu caso: ser Professor é alguma coisa, ser Educador é um pouco mais, mas depois vem um Tempo em que sentimos que ser Cuidador é que é mais, e toda a vida é de cuidados. Diz o Provérbio: “Quem tem Cuidados não dorme” e se, porventura, passa pelas brasas, acorda, em sobressalto, na Responsabilidade de Cuidar. No Cuidar não pode haver descuidos. Cuidar é das formas máximas de Amar e ser Amado. A Vida é Amor. Deus é Amor. Deus é Vida, eternamente. Deus é eterno, na contingência de cada Tempo.
Cuidar é Irmanar. Que Beleza, intransmissível, na Alegria de Ser.
Ponta Delgada, 15 de julho de 2024, 07: 33, Hora dos Açores
Emanuel Oliveira Medeiros

Bom dia, Amigo
Bom dia, Amigo
São 6.52, horas
Depois de três mudanças na cama, com arejamento natural, acabo de fazer a higienização da minha amada Mãe. Água morna, com lactacyd. Lavar, enxugar, colocar as pomadas curativas, colocar outra fralda, dispor a minha santa Mãe num bem ser e estar integral, num consolo, visível na sua paz, no seu repouso, em plena tranquilidade, dormindo docemente. Um corpo sagrado, um Sacrário vivo, que beijo com Amor e Devoção. Tudo deu e se deu, desde a conceção, agora, vai para cinco anos, na minha Casa, é Tempo de Retribuir Tudo, que fica sempre aquém da Dádiva da Vida e de Tudo que deu aos seus Filhos/Filha. Somos quatro. Um dia, já lá vão pelo menosquinze anos, num Determinado Momento, na nossa Casa nos Ginetes, Deus disse-me, em Missão: “Cuida da Tua Mãe”, Leontina Maria Oliveira Medeiros. Mas a Missão é de Todos, da Família. A vida é um Mistério, um Milagre. Mas todos Cuidam. Somos quatro que muito amam e se dedicam.
Abraço,
Em Ação e Contemplação, como Marta e Maria
Disse Jesus: “Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.
Haverá Beleza Maior, em Luz e Paz, em Dever, de começar uma Semana Nova e Nova Semana?
Meus Deus, OBRIGADO.
Pelas 06h, da madrugada, já no despontar do novo dia, estive, junto ao Quintal, a contemplar o Céu, a Rezar, a Orar a Deus, o SENHOR da Vida.

O Cuidar, como Ato, fica no Recato que só Deus vê. É apenas uma partilha do lado dizível do Cuidar, o outro, essencial, fica no Segredo do Amar, onde só Deus chega, onde só Deus é Testemunha plena, poderosa.
Um dia disse-me a minha amada Mãe: “Sofres porque amas”. Depois de Deus, só uma Mãe nos conhece e, depois, e muito, a nossa Esposa, sempre presente na luz que somos, no Tempo que é ser. Só na nossa intimidade o outro está plenamente presente. Casados pela Santa Igreja Católica, em Matrimónio Católico, que Beleza Saber, e Sentir, em cada Momento, o Vínculo Eterno com o Amor de Cristo, que alimenta o nosso Amor pela Esposa Amada. Amor Eterno.
Ponta Delgada, 15 de julho de 2024, 07.23, Hora dos Açores
Emanuel Oliveira Medeiros

Princípios e Valores vieram do nosso Berço
Numa sociedade “mundanista”, em “alienação” (Papa Francisco), todos temos Responsabilidade de promover os Valores que as nossas Mães e Pais nos transmitiram, em Princípios, Valores e autenticidade de Ser e sermos uns para os outros.
O Mourinho várias vezes afirmou – e afirma- que o Filósofo do Desporto, Professor Doutor Manuel Sérgio, foi quem mais o influenciou porque, antes de mais, sublinha que é a Pessoa quem em primeiro lugar devemos formar no Desporto, na vida desportiva. Isso é Educação. Sem essas referências nada de importante fazemos, em Princípios e Valores.
Ponta Delgada, 14 de julho de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

A Palavra é Sagrada, ninguém tem o Direito de a privar a quem quer que seja.
Se o Fez é Urgente o Pedido, Contrito, de Perdão

Querida Amiga Margarida De Andrade, como as tuas palavras me fazem bem. E por que me fazem bem? Porque não te cansas da Palavra Verdadeira. Porque as tuas palavras vêm de Deus através de ti. Por isso somos Amigos, conhecemo-nos aqui no Facebook e, longe, no Canadá, (só sei que és natural de S. Miguel) estás sempre presente. As pessoas devem refletir quando dizem “O Espírito Santo é Vivo”, Sim, a Santíssima Trindade é Viva, na Unidade do Espírito Santo, Congénito a Deus, tal como Cristo, desde antes de todos os Séculos. O Espírito é Criador. A Palavra é Criadora. Deus Criou com a Palavra. Se meditarmos – como devemos – a Essência da Palavra, trememos e alegramo-nos. Quem ama a Palavra nunca pretende silenciar ninguém. Fazer Silêncio é fecundo, mas querer Silenciar o outro com “Cala-te”, “Ela vai-se calar” é um pecado mortal. Já ouvi essas afirmações serem pronunciadas. Quem quer tirar a fala, o Dom da fala, poderá, um dia, encontrar a sua boca sem voz. Mas quem ama fala sempre plenamente e é com o Olhar que falamos na plenitude humana e divina. Que a nossa consciência trema de culpa e de remorsos se a alguém tiver dito: “Cala-te”, “Ela vai-se calar”, ouvir semelhantes barbaridades é uma Dor imensa que só é redimida se, contrita, a Pessoa pedir Perdão, com Dor e Amor no Coração. As Pessoas entendem-se se as suas palavras estiverem subordinadas, em Verdade, à Palavra de Deus. Por que razão tantas pessoas tem ódio à Verdade? Esta é a maior lepra no mundo atual e Global, desde o mais próximo ao mais distante (conceitos relativos).
O que dissermos com a boca tem de brotar do Coração. De contrário é a mentira fatal. Cristo afirma, o que é válido para todos, “Todos, Todos, Todos”: “Este Povo honra-me com os lábios, mas o seu Coração está longe de mim”.
Querida Amiga Margarida De Andrade, a nossa Amizade é feita de Luz, da Luz natural e da Luz do Divino Espírito Santo. Somos Irmãos em Cristo. A Luz percorre o mundo, desde logo ilumina o nosso mundo interior. As tuas palavras falam sempre da Palavra de Deus, por isso te escuto, sempre.
Ponta Delgada, 14 de julho de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

Emanuel Oliveira Medeiros*
Professor Universitário
Universidade dos Açores

*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
Faculdade de Ciências Socias e Humanas

Edit Template
Notícias Recentes
Doentes do HDES transferidos hoje da CUF para o Hospital Modular
Taxa de mortalidade por tumores malignos nos Açores é a terceira mais alta do país
Hospital Modular foi avaliado inicialmente em 12 milhões de euros e poderá ser alocado a outra ilha
BE quer dados sobre HDES
PS pede justificações ao governo sobre HDES
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores