Edit Template

Chega quer explicações sobre atrasos no “Nascer Mais”

Os deputados do Chega na Assembleia Legislativa dos Açores requereram ontem explicações ao Governo Regional de coligação (PSD, CDS-PP e PPM), sobre os alegados atrasos no programa de incentivos à natalidade, designado por “Nascer Mais”, em vigor desde 2022.
“Se não está a haver seguimento desta medida e os serviços governamentais competentes estão a demorar em dar resposta, queremos saber porquê”, justificaram os parlamentares do Chega, num requerimento entregue no parlamento açoriano, lembrando que “os pais não podem estar a pagar por algo a que têm direito”.
O Chega, que elegeu cinco deputados à Assembleia Legislativa dos Açores, nas eleições legislativas regionais antecipadas de 04 de fevereiro (mais quatro do que nas legislativas regionais de 2000), diz que tem recebido “várias denúncias” sobre a existência de atrasos neste programa, que prevê um apoio de 1.500 euros por criança, para a aquisição de produtos de bem-estar e saúde.
“Considerando que há várias queixas de pais que ainda não receberam respostas sobre o acesso dos seus filhos, nascidos em 2024, e que a Segurança Social não consegue dar resposta aos pais sobre quando o programa estará disponível para todos, o Grupo Parlamentar do Chega enviou um requerimento à Assembleia Regional, questionando o Governo sobre estes atrasos”, refere o partido, em comunicado.
O programa “Nascer Mais” foi criado pelo Governo Regional, por proposta do Chega, mas inicialmente, só abrangia 12 dos 19 concelhos dos Açores (os que tinham perdido mais de 5% da sua população no período entre 2011 e 2012), mas o executivo liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, decidiu, posteriormente, alargar a medida a toda a região.
“Os parlamentares do Chega querem também saber quando é que o programa Nascer Mais vai ser aplicado em todos os concelhos dos Açores e qual o orçamento destinado pelo Governo Regional para esta medida”, insistiram.
O Chega exige também saber quantas crianças, e em que ilhas, já beneficiaram deste incentivo à natalidade no arquipélago.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton organiza passagem de ano com programa especial
Fundo de Resolução recebe dividendos da Oitante para suportar perdas de 489 milhões de euros com o BANIF
Hotéis do Grupo Bensaúde propõem passagens de ano com muita animação
Pianista ribeiragrandense Francisco Pinto dá o seu primeiro concerto
Observatório Astronómico de Santana Açores realiza primeiro Espaço Aberto a 3 de Janeiro
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores