Edit Template

30ª edição do Grande Festival de Folclore da Relva acontece amanhã

Amanhã, dia 2 de Agosto, tem lugar o maior Festival de Folclore realizado em São Miguel, um dos maiores dos Açores e bem-conceituado a nível nacional e internacional, que fará da Freguesia da Relva por umas horas a Capital do Folclore.
Trata-se do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que, conta este ano a sua 30.ª edição.
Desde 1993, que o dia em que se realiza este Festival é considerado, na ilha de São Miguel, como o dia do Folclore por excelência, devido à realização deste grande evento da cultura popular, onde as raízes, causa da existência e identidade dos povos estão em evidência e em destaque.
Logo nos primeiros anos da sua realização, afirmou-se como um espectáculo de alto nível cultural, um retalho de tradições, merecendo desde a quarta edição o reconhecimento da Federação do Folclore Português, fruto do grande empenho da Junta de Freguesia da Relva e do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Sempre integrado nas seculares Festas de Nossa Senhora das Neves, que estão a decorrer nesta semana nesta muito antiga freguesia micaelense, é o maior cartaz turístico do programa cívico e cultural das mesmas.
Assim, amanhã, 2 de Agosto, às 19:30 horas, haverá Entrega de Lembranças, no Centro Cívico e Cultural da Relva e às 20:00 horas a concentração dos grupos participantes no mesmo local, podendo-se assistir pelas 20:30 horas o Desfile Folclórico e Etnográfico pela Avenida 5 de Agosto e Avenida da Igreja, onde os trajes e as danças tradicionais a desfilar junto ao velho casario, far-nos-ão recuar alguns séculos atrás.
A partir das 21:00 horas, dá-se lugar à abertura oficial do XXX Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, junto à Igreja de Nossa Senhora das Neves, espaço festivamente decorado e um palco que nos reporta às Festas do Divino Espírito Santo, vivências do povo desta freguesia, como de tantas outras, como em todas as Ilhas dos Açores, durante séculos e ainda hoje vivenciado.
Às 21:15 horas, iniciar-se-á a actuação dos grupos convidados:
Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo – Ponta Delgada, Grupo Folclórico de São Miguel – Ponta Delgada, Folk Dance Ensemble Vizovjánek – Chéquia, Rancho Folclórico de Santa Cecília – Fajã de Cima, Grupo Etnográfico da Beira – Ilha de São Jorge, Folk Zespół Pieśni i Tańca Ziemia Bydgoska Polónia e o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
A realização deste festival traz até nós o folclore de outras paragens, como este ano em que a organização deu primazia e relevância, convidando Grupos da Ilha de São Miguel, Ilha de São Jorge, Chéquia e Polónia, à semelhança de outras regiões e países que ao longo dos anos têm pisado o palco deste grande festival.
Como sempre de um lado a fachada da igreja artisticamente iluminada, do outro os grupos em actuação e o público entusiasmado ao centro, o ambiente cultural, será genuinamente repleto de tradições, pelo que a organização espera à semelhança de anos anteriores um banho de multidão.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores