Edit Template

Bolieiro diz que governo estará atento à prestação de serviços da SATA

O Presidente do Governo Regional dos Açores disse que o executivo não interfere nas decisões do conselho de administração da SATA, mas avisou que, com o encerramento de balcões de atendimento, estará atento à prestação de serviços.
“Vamos acompanhar de forma muito vigilante toda a situação, confiante de que a SATA sabe o que está a fazer e não diminuirá a disponibilidade de serviços para a população, aliás, porque também quer, tanto quanto eu apurei, reforçar a capacidade de reposta do ‘call center’”, afirmou o chefe do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro.
O grupo SATA, detentor das companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines, anunciou que a partir de 1 de agosto concentraria os seus serviços de atendimento aos clientes nos Açores nos balcões dos aeroportos e no serviço de atendimento telefónico, encerrando as lojas localizadas em centros urbanos.
A medida foi contestada por vários partidos e autarquias e, na terça-feira, o PS, maior partido da oposição, exortou o Governo Regional, único acionista da empresa, a dar instruções à administração da SATA para reverter a decisão.
Segundo o deputado socialista Carlos Silva, o contrato de concessão celebrado entre o Governo Regional e a SATA Air Açores, no âmbito da concessão das ligações interilhas 2021-2026, inclui o funcionamento de 16 lojas e a empresa irá encerrar as lojas nos centros urbanos, passando de 16 para nove.
Questionado à margem de uma sessão de formação para autarcas de juntas de freguesia, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, José Manuel Bolieiro disse que a SATA “é uma empresa do setor público empresarial regional, mas tem autonomia de gestão” e que o Governo Regional “não interfere nas suas decisões”.
“O governo não interfere com o conselho de administração, nem com a gestão da SATA, pelo contrário, e atribuiu a missão ao conselho de administração de salvar a SATA, face ao legado terrível que a SATA tem dos governos anteriores, liderados pelo Partido Socialista”, apontou.
Segundo o chefe do executivo açoriano, “a eficácia da administração será depois julgada pelo governo”, que estará atento à qualidade do serviço prestado à população.
“Na verdade, confio que a avaliação do conselho de administração tenha considerado um benefício para a gestão da SATA. Relativamente aos impactos que tiver na população, o próprio governo estará atento e terá condições de poder depois reagir relativamente à qualidade do serviço”, assegurou.
Para José Manuel Bolieiro, “é fundamental salvar a SATA e sobretudo cumprir o bom serviço às populações”.
“O governo, relativamente ao bom serviço às populações, também estará atento ele próprio relativamente às necessidades que se mostrarem efetivas e que possam merecer também, pela parte do governo, uma colaboração em resolver qualquer perda de disponibilidade”, reforçou.
Questionado sobre se o encerramento de balcões de atendimento violava o estipulado no caderno de encargos celebrado entre o Governo Regional e a SATA, como alertou o PS, o presidente do executivo alegou que era “responsabilidade do conselho de administração responder a essa matéria”.


Bolieiro em Nordeste

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à inauguração da ampliação do Parque Industrial do Nordeste, um marco significativo para o desenvolvimento económico deste município da ilha de São Miguel.
Em resposta à crescente procura de empresas e entidades interessadas em se instalar no Parque Industrial do Nordeste, a Câmara Municipal decidiu ampliar o parque industrial, um processo que começou em 2019 na fase de projeto e cuja obra teve início em 2023.A ampliação inclui 14 novos lotes destinados à instalação de unidades industriais, com dimensões e configurações variadas para atender a diferentes necessidades. Os lotes já estão equipados com as infraestruturas necessárias, abrangendo uma área total de aproximadamente 3,97 hectares. O projeto foi submetido a uma candidatura ao PO Açores 2020 e cofinanciado pelo FEDER, com um investimento total de 1.817.083,82 euros.
José Manuel Bolieiro elogiou a “visão estratégica” da Câmara Municipal do Nordeste, destacando o compromisso com o desenvolvimento do município e a “capacidade de acreditar no futuro”.
“A criação de riqueza faz-se, simultaneamente, pelo investimento público estratégico, mas muito fortemente através das dinâmicas do investimento privado”, afirmou.

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores