Edit Template

Bolieiro diz que tem confiança na juventude

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reforçou a sua confiança na juventude açoriana através de uma mensagem gravada para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que ontem se assinalou.
Dirigindo-se aos jovens da Região, o governante sublinha a importância da contribuição mútua entre os Açores e a sua juventude: “Primeiro são os Açores a trabalhar para o sucesso e o futuro dos jovens. De seguida são os jovens a trabalhar para o sucesso dos Açores. Eu acredito na capacidade da nossa juventude”, afirmou.
O Presidente do Governo aproveitou ainda a ocasião para destacar a recente iniciativa do Governo dos Açores, intitulada “+ Jovem”, que tem como objectivo prioritário a formação dos jovens açorianos e a promoção da sua estabilidade profissional e social.
Esta iniciativa faz parte de uma estratégia abrangente destinada a criar condições favoráveis à fixação de jovens qualificados na região, bem como à atracção de novos talentos, contribuindo para a competitividade e produtividade das empresas açorianas.
O governante sublinha que é pelo sucesso do futuro dos jovens que o Executivo trabalha, reafirmando também a “confiança” que o XIII Governo dos Açores tem na juventude açoriana.
Entre as medidas introduzidas pelo “+ Jovem”, destaca-se o pagamento de duas viagens anuais de ida e volta entre o local de residência do estudante e o estabelecimento de ensino, seja este nos Açores, na Madeira ou no continente português. Além disso, será atribuído um “Cheque-livro” no valor de 100 euros aos jovens que atinjam a maioridade, e será criado um Gabinete de Apoio ao Estudante Deslocado, bem como um mecanismo simplificado de registo numa bolsa de empregabilidade, facilitando o recrutamento por empresas e pelo sector social.
Outra medida importante é a devolução do valor correspondente ao pagamento das propinas e do IRS para todos os jovens que se comprometam a exercer a sua atividade profissional nos Açores por um período de cinco anos, até completarem 35 anos de idade. O “+ Jovem” incluirá ainda um sistema pelo qual os estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior fora da Região pagarão apenas o valor máximo previsto no subsídio social de mobilidade para viagens de ida e volta ao continente português e à Madeira, eliminando a necessidade de reembolsos posteriores.
Com estas medidas, o Governo dos Açores espera fortalecer o vínculo dos jovens à sua terra natal, garantindo o seu futuro e o desenvolvimento da Região.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores