Edit Template

Governo dos Açores congratula-se com Grupo de Trabalho para anel inter-ilhas

O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, congratula-se com a publicação, ontem, em Diário da República, do Despacho n.º 9169/2024 que cria o Grupo de Projecto Anel Interilhas e que terá a missão de estudar e analisar a solução técnica e financeira mais adequada para a substituição dos cabos submarinos inter-ilhas (ver notícia na página 2 desta edição).
A criação deste grupo de trabalho surge na sequência do alerta do Vice-presidente do Governo Regional, realizado em recente visita à delegação da ANACOM nos Açores, onde sublinhou a urgência em ter um novo cabo submarino inter-ilhas em funcionamento.
Na altura, Artur Lima referiu o seguinte: “é muito importante o novo cabo submarino interilhas. É muito urgente que seja feito. Por isso, já enviei ao senhor Ministro das Infraestruturas uma carta a solicitar a criação de um grupo de trabalho conjunto, com a ANACOM, os Governos da República e Governo Regional, para com darmos início a esse processo. É urgentíssimo o anel interilhas e, sobretudo, o seu financiamento”.
Recorde-se que, em maio deste ano, Artur Lima, já tinha dirigido uma carta ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a solicitar a criação deste grupo, tendo realçado na ocasião que “este é um assunto prioritário para o Governo dos Açores em matéria de comunicações e muito relevante para catapultar o desenvolvimento regional para novos patamares”.
Em reacção ao despacho agora publicado, o Vice-presidente do Governo manifestou muita satisfação e enalteceu a decisão do Governo da República por considerá-la fundamental para a coesão social e desenvolvimento económico na Região.
“Os actuais cabos submarinos já ultrapassaram o seu período de vida. É essencial manter a conectividade digital entre ilhas e das ilhas com o continente e, assim, garantir a continuidade do fluxo de dados, informação, acesso à internet e comunicações, pelo que a substituição destes cabos é urgente”, afirmou.
“O Governo dos Açores fica igualmente satisfeito com o prazo estabelecido para as conclusões dos trabalhos deste Grupo de Projeto até 31 de Outubro de 2024, o que assegura que este processo está a ser tratado com o cuidado e com a celeridade que merece”, reconheceu.
Conforme consta no despacho, o Governo Regional dos Açores indicará um representante para o Grupo de Projecto, que será presidido pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores