Edit Template

CHEGA defende colocação de professores mais eficaz nos Açores

O deputado do CHEGA Açores, José Paulo Sousa, reuniu com o Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária das Flores, Escola Padre Maurício de Freitas, onde defendeu a necessidade de haver mais incentivos para cativar e reter professores na ilha das Flores.
A falta de docentes na ilha das Flores é um problema preocupante, de 86 professores colocados, 56 pediram mobilidade para outras ilhas, o que tem prejudicado os alunos na sua aprendizagem e impossibilita outros professores que queiram efectivamente leccionar e permanecer nas Flores, de o fazer, uma vez que as vagas estão ocupadas.
O parlamentar denuncia a situação que considera ser de extrema importância alterar. “A lei está demasiado permissiva. Temos professores colocados nas Flores que nunca compareceram na ilha. Temos de alterar a lei para que os professores trabalhem, pelos menos, durante três anos na escola onde foram colocados até poderem pedir mobilidade”, frisou.
Além disso, defende o parlamentar, “deve ser dada prioridade aos professores que aceitem ficar nas Flores, ou noutras ilhas com problema semelhante, pelo menos três anos. Só depois poderiam pedir mobilidade para outras ilhas”.
O CHEGA também defende que deverão ser efectivados mais apoios à fixação de professores, em especial, nas ilhas mais pequenas e com maior dificuldade para atrair estes profissionais.
“Um apoio à renda, um apoio às viagens, seriam uma forma de incentivar professores a fixarem-se nas Flores, mas também não nos podemos esquecer daqueles professores que já estão cá e que nunca se foram embora. Esses também têm de ter um atractivo para continuarem nas Flores”, afirmou José Paulo Sousa.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores