Edit Template

Presidente da vila de Hudson (EUA) visita Santa Maria

O executivo municipal de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, recebeu o Presidente (Chairman) da Vila de Hudson – MASS, Scott Duplisea, numa visita ao concelho de Vila do Porto.
Na sessão de cumprimentos, a Presidente da autarquia frisou que esta visita simboliza a importância das relações de amizade e cooperação entre as duas “Vilas Irmãs” e fortalece os laços que unem estas comunidades, lembrando e realçando a grande comunidade mariense que reside em Hudson e que contribui, de uma forma muito significativa, para o desenvolvimento económico e social daquela Vila americana, referindo ainda que esta é uma caraterística dos Marienses e que se estende por todas as nossas comunidades marienses emigrantes espalhadas pelo Mundo.
Para além da sessão de cumprimentos com o executivo municipal de Vila do Porto, decorreram visitas ao Clube Naval de Santa Maria, à AgromarienseCoop, à ARCOA e ao Teleporto de Santa Maria, com o objetivo de serem apresentadas algumas das potencialidades da ilha de Santa Maria em termos gastronómicos, mas também ao nível da prestação de serviços, que possam, no futuro, vir a constituir-se como fatores de trocas comerciais entre os dois países.

Santa Maria: a construção
de uma Base Aérea secreta

A obra “Santa Maria: a construção de uma Base Aérea secreta nos Açores durante a 2.ª Guerra Mundial”, da autoria de Pedro Gonçalves Ventura será apresentada ao público no dia 21 de setembro, pelas 21H30, no Clube Asas do Atlântico.
Este é um evento organizado pelo Município de Vila do Porto e pela Associação LPAZ, com o apoio do Clube Asas do Atlântico, numa sessão aberta ao público em geral, que contará com a presença do autor.
O livro surge no decorrer das investigações conduzidas pelo autor no âmbito do Doutoramento em História do Atlântico, conduzido pela Universidade dos Açores, subordinado ao tema Os Açores na encruzilhada da Segunda Guerra Mundial: das operações militares aliadas de conquista das ilhas ao desenvolvimento do Poder Aéreo no Arquipélago – 1940-1946, e procura prestar a justa e merecida homenagem à relevância que Santa Maria deteve, tanto nacional como internacionalmente, no domínio da aviação.
Pese embora o muito que ainda existe por estudar relativamente ao desenvolvimento da Base Aérea de Santa Maria, este trabalho procura, ainda assim, contribuir para o conhecimento público de novos dados e informações recolhidos, ao longo de vários anos, tanto em arquivos militares como civis.
Segundo Pedro Gonçalves Ventura, “para que, de forma plena, se possa estudar o advento aeronáutico açoriano no decorrer da Segunda Guerra Mundial importa desde logo compreender que a aviação não se confinou, neste período e nesta Região, às ilhas de São Miguel e da Terceira. Embora ainda muito exista por estudar no que refere ao desenvolvimento aeronáutico verificado nas ilhas, verdade é que as estruturas aeronáuticas do Grupo Oriental nunca alcançaram a mesma profundidade de estudo e investigação que a conduzida em relação às Lajes”.
“Tal facto não poderá, em algum momento, diminuir a relevância tanto nacional como internacional dos Campos de Aviação de Santana e de Santa Maria pois estes devem ser sempre analisados, a par das Lajes, como um triangulo único, e que apenas existiu como consequência das condições muito particulares vividas pelos homens e pelas máquinas do seu tempo e do seu espaço”, sublinhou o autor.
Para o Município de Vila do Porto, o apoio ao lançamento desta obra reveste-se de elevada importância, uma vez que valoriza o rico património histórico e cultural em torno do Aeroporto Internacional de Santa Maria.
Para a Associação LPAZ, esta é uma obra que vem aprofundar o conhecimento sobre a emergência de Santa Maria no apoio à aviação transatlântica, em especial sobre o período inicial de Base Aérea Americana, cujo estatuto secreto ainda hoje coloca desafios ao seu estudo e valorização.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores