O André Cabral Oliveira, natural do Pico da Pedra, no dia 13 de Setembro de 2024 apresentou e defendeu a sua Tese de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade dos Açores, sobre “ A avaliação de investimentos infraestruturais na perspetiva financeira, económica e do bem estar social: conceptualização de um método de avaliação utilizando a análise de opções reais”.
Perante um júri constituído por Professores da Universidade do Minho, da Universidade da Beira Interior, da Universidade dos Açores e da Universidade de Aston, uma das Universidades das mais antigas do Reino Unido, apresentou a sua Tese no campo científico, que é um importante contributo para a análise dos impactos económicos, sociais e ambientais dos transportes aéreos e marítimos num contexto de um território remoto, disperso e insular, podendo e devendo ser um auxiliar na fundamentação, por exemplo, das “obrigações de serviço público”.
O seu trabalho e defesa da Tese mereceu a classificação de “Aprovado por Unanimidade e Distinção”.
É importante que os decisores políticos dos Açores ouçam o Doutor André Cabal Oliveira.
No público a assistir às Provas de Doutoramento marcaram presença o orientador da sua Tese, Professores, Familiares, entre eles uma jovem com poucos meses de vida, mas que se portou muito bem, e Amigos.
O Doutor André está de Parabéns, os seus Orientadores e a Faculdade de Economia e Gestão da UAc também.
O primeiro Prémio que o André Cabral recebeu foi o Prémio NBA (Novo Banco dos Açores) e que todos anos premeia o melhor aluno do Curso de Economia e Gestão da FEG da Universidade dos Açores, mas a partir daí já recebeu vários e com distintas origens, o que atesta bem a sua qualidade.
A par da sua atividade profissional, o Doutor André Cabral, durante a preparação do Doutoramento, foi e é docente na Faculdade de Economia e Gestão da UAc e exerceu o seu direito de cidadania de uma forma exemplar e que deve ser inspiradora para os jovens açorianos.
O André é músico na Banda Filarmónica do Pico da Pedra-Aliança dos Prazeres, é compositor, é colaborador habitual do Voz Popular, um jornal da Casa do Povo do Pico da Pedra, é presidente da Assembleia de Freguesia do Pico da Pedra, etc.
Um exemplo de disponibilidade e de cidadania a seguir.
Gualter Furtado