Edit Template

Espectáculo “Vozes da Renascença”no Cineteatro Lagoense a 4 de Outubro

O cineteatro lagoense Francisco d’Amaral Almeida, irá receber, no próximo dia 4 de Outubro, pelas 21h00, o espectáculo “Vozes da Renascença”, pelo grupo Johann Sebastian Bach.
Este evento promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, com o objectivo de diversificar a oferta cultural do concelho, é de entrada livre e gratuita.
O espectáculo irá proporcionar uma fascinante viagem pelo repertório musical renascentista, apresentando um conjunto de obras que atravessa diversos estilos, regiões e sentimentos da época. Compositores como Adriano Banchieri, Francesco Landini, John Dowland e Thomas Morley serão revisitados, juntamente com peças anónimas e canções tradicionais.
A noite começará com o espírito festivo e teatral de Banchieri em «Festino alla Seradel Giovedì Grasso Avanti Cena», uma obra que retrata o ambiente carnavalesco veneziano, combinando humor e experimentação. O mesmo autor, também, oferece «Contrappunto Bestiale alla Mente», uma peça que ilustra a inventividade musical da época. De seguida, os espetadores irão viajar até à Itália medieval, com Francesco Landini, e a sua melodia primaveril «Ecco la Primavera», que celebra a alegria do renascimento da natureza. As sonoridades ibéricas irão ganhar destaque com o «Cancionero de Uppsala», que inclui canções festivas como «Din Di Rin Din» e a famosa «Riu riu chiu», uma peça anónima do século XVI que cativa pela sua energia rítmica.
De França, será interpretada a bela e serena canção «Belle qui tient ma vie», de Thoinot Arbeau, que exalta o amor cortês, e «Tant que vivray», de Claudin de Sermisy, uma canção de amor alegre e dançante, que reflecte a leveza típica da música francesa da época. O renascimento inglês será representado por John Dowland, cuja obra «Come Again, SweetLove» expressa o lamento e a saudade, características da sua música melancólica. Por sua vez, Thomas Morley trará um tom alegre e vivaz com o madrigal «Now is the Month of Maying», celebrando a primavera e a vida em comunidade. A tradição coral é revisitada com «Gaudete», uma peça incluída na colecção «Piae Cantiones» de 1582, que exala uma atmosfera festiva e espiritual.
Para fechar, o grupo Johann Sebastian Bach apresentará o animado «Tourdion» de Pierre Attaignant, uma dança enérgica e vibrante, e «Hoy comamos», de Juan de Encina, que convida a celebrar a vida com espírito leve e festivo.
Este concerto convida, assim, o público a uma experiência imersiva na música da Renascença, celebrando a diversidade cultural e emocional deste rico período musical.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores