Edit Template

Apesar da diminuição dos residentes, da estada média e ocupação cama: Turismo nos Açores regista máximos históricosem Agosto graças aos estrangeiros

O setor do alojamento turístico no país registou 3,8 milhões de hóspedes e 10,5 milhões de dormidas em agosto de 2024, correspondendo a variações de +5,9% e +3,8%, respetivamente (+1,7% e +2,6% em Julho de 2024, pela mesma ordem), revelou ontem o INE.
Depois de terem registado um decréscimo em Julho, as dormidas de residentes aumentaram 4,6%, crescimento superior ao registado pelos não residentes (+3,4%), que abrandaram pelo 3.º mês consecutivo.
As dormidas de residentes totalizaram 3,6 milhões e as de não residentes totalizaram 6,9 milhões.
Todas as regiões registaram acréscimo de dormidas, com exceção da RA Madeira (-0,3%).
Os maiores crescimentos verificaram-se na Península de Setúbal (+8,1%) e na RA Açores (+7,5%), sendo mais modestos no Algarve (+1,1%) e no Oeste e Vale do Tejo (+1,6%).

Menos residentes nos Açores
e mais estrangeiros

As dormidas de residentes aumentaram em todas as regiões, exceto nas Regiões Autónomas da Madeira (-14,9%) e dos Açores (-1,5%).
Os aumentos mais expressivos foram registados na Península de Setúbal (+10,7%) e no Alentejo (+10,3%).
As dormidas de não residentes registaram os crescimentos mais expressivos na RA Açores (+10,5%) e no Norte (+9,2%).
Em sentido contrário, registaram-se decréscimos no Oeste e Vale do Tejo (-3,1%), no Alentejo (-0,5%) e no Algarve (-0,2%).

Estada média decresceu

Em Agosto, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,80 noites) diminuiu 2,0% (+0,9% em julho).
Este indicador apenas registou aumentos no Alentejo (+2,3%), no Oeste e Vale do Tejo (+0,7%) e na Península de Setúbal (+0,3%), tendo-se verificado os maiores decréscimos na RA Madeira (-3,9%), na Grande Lisboa (-2,7%) e no Algarve (-2,5%).
Nos Açores também diminuiu em Agosto, mas sobe ligeiramente de Janeiro a Agosto.

Taxa de ocupação cama diminui

Em Agosto, as taxas de ocupação-cama diminuíram no Oeste e Vale do Tejo (-0,7 p.p.) e na RA Açores (-0,6 p.p.).
Os crescimentos de maior magnitude registaram-se na Península de Setúbal (+2,8 p.p.) e no Alentejo (+2,2 p.p.).
As taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se no Algarve (76,0%), seguido da RA Madeira (75,6%) e da Península de Setúbal (72,1%), enquanto as mais baixas ocorreram no Centro (54,5%), no Oeste e Vale do Tejo (55,5%) e no Alentejo (59,1%).

Governo congratula-se

O Governo dos Açores, liderado por José Manuel Bolieiro, congratula-se pelos resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que demonstram um crescimento sustentável no setor do turismo nos Açores.
Durante o mês de Agosto de 2024, a Região Autónoma dos Açores registou um aumento de 7,5% no número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico, contrastando com a descida de 2% na estada média verificada a nível nacional.
Entre Janeiro e Agosto de 2024, os Açores consolidaram um aumento de 8,5% no total de dormidas, com um crescimento de 12,8% no número de turistas não residentes e um aumento de 1,4% nas dormidas de residentes.
Estes resultados evidenciam o compromisso contínuo do Governo dos Açores em promover a Região como um destino turístico de excelência, capaz de atrair tanto visitantes internacionais como nacionais, assim como dinamizar o turismo interno.
José Manuel Bolieiro expressou a sua “satisfação” por mais este marco, destacando que os Açores foram a segunda região do país com maior crescimento no número de dormidas, logo após a península de Setúbal, que registou um aumento de 8,1%.
“Congratulo o esforço de todos os intervenientes no setor turístico, desde os empresários aos profissionais do turismo, pelo seu papel fundamental na contínua afirmação dos Açores como um destino sustentável de excelência”, afirma José Manuel Bolieiro.
Estes resultados, acrescenta, “são reflexo de uma estratégia bem-sucedida e de um trabalho contínuo em prol do desenvolvimento económico harmonioso” das nove ilhas e da promoção dos Açores.
Relativamente à estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico, os Açores ocuparam a terceira posição a nível nacional durante o mês de Agosto, com uma média de 3,17 noites, superando a média nacional de 2,8 noites. No período compreendido entre janeiro e agosto, os Açores mantiveram também a terceira posição, com uma estada média de 3,01 noites, face à média nacional de 2,58 noites.
O líder do Executivo reafirma o compromisso do Governo Regional na prossecução de políticas que promovam um “crescimento sustentável do turismo”, garantindo que os Açores se consolidem como um “destino de referência, respeitando o equilíbrio ambiental e preservando a identidade cultural do arquipélago”.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores