A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas revelou que a operação de transporte de passageiros para o Vulcão do Fogo (‘shuttle’ da Lagoa do Fogo), no verão de 2024, registou um crescimento em relação a 2023, destacando “a evolução positiva de todo o sistema”.
O serviço, que visa promover um acesso sustentável e ordenado a uma das mais icónicas paisagens dos Açores, esteve em funcionamento diariamente, de 15 de Junho a 30 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
Durante este período, foram vendidos 52.763 bilhetes, um aumento de 3,8% face ao ano anterior.
Desde o início do serviço, em 2023, o ‘shuttle’ da Lagoa do Fogo já contabiliza um total de 103.599 bilhetes vendidos, comprovando a sua eficácia na gestão do fluxo turístico e no apoio à preservação ambiental desta área protegida, bem como demonstrando a adequação do dimensionamento do serviço oferecido.
A procura por bilhetes regulares (ou seja, por não residentes) aumentou 5,4%, enquanto a procura de bilhetes por residentes, que se mantêm gratuitos, reduziu 43,9%. De recordar que os veículos de residentes mantêm igualmente a possibilidade de circulação na estrada regional sem qualquer custo associado. Comprova-se, assim, a pertinência do serviço para os visitantes e a oportunidade de escolha por parte dos residentes.
O mês de Agosto registou a maior afluência ao serviço em 2024, com 17.530 bilhetes vendidos, o que representa um crescimento de 3,1% em relação a agosto de 2023. O dia 8 de agosto destacou-se como o de maior procura, com um pico de 1.180 bilhetes vendidos. Em contraste, o dia 30 de Setembro foi o de menor afluência, com apenas 55 bilhetes emitidos, sinalizando o final do serviço e da época alta do turismo. Em média, na operação de 2024, foram vendidos 489 bilhetes para utilização do ‘shuttle’.
Os sábados e domingos continuaram a ser os dias de maior afluência, enquanto as terças-feiras registaram a menor procura. No que toca a horários, o intervalo das 10h00 às 12h00 concentrou o maior número de visitantes, ao passo que o final da tarde, entre as 17h00 e as 19h00, registou a menor afluência, evidenciando a preferência por visitas matinais à Lagoa do Fogo.
O serviço tem desempenhado um papel relevante na proteção desta área sensível, ao disciplinar os fluxos turísticos ao local e ao mitigar o impacto ambiental do turismo.
“Como parte do compromisso da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas com a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, o ‘shuttle’ da Lagoa do Fogo reforça as boas práticas de mobilidade sustentável e contribui ativamente para a certificação do destino como um local de turismo responsável e de excelência ambiental”, lê-se em nota governamental.
Berta Cabral, Secretária regional do Turismo, sublinha a importância deste serviço e elogiou o sucesso da operação, em prol da sustentabilidade.