Edit Template

Helena Chrystello dá nome à Biblioteca da Escola da Maia

A biblioteca escolar da EBI Maia, no concelho da Ribeira Grande, denomina-se agora de Biblioteca Helena Chrystello, “A formiguinha”, em homenagem àquela escritora e professora, que deixou longa obra.
A editora Letras Lavadas ofereceu 300 livros em adição aos mais de mil que Helena Chrystello já doara à Biblioteca da EBI Maia.
Helena Chrystello faleceu na madrugada de dia 26 de Janeiro deste ano. Tinha uma licenciatura em Ensino, variante de Português – Francês e Mestrado em Relações Interculturais, subordinado ao tema “Da Língua à Interculturalidade: um estudo de caso” pela Universidade Aberta.
Possuía o curso superior de secretariado do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), Lisboa e era titular do Certificat Pratique de la Langue Française, Université de Toulouse – Le Mirail além do Certificado de Aptidão Profissional – Bolsa Nacional de Formadores, Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Lecionou, desde 1976/1977 e durante vários anos no ensino básico, secundário e profissional (coordenadora de cursos e da PAP – Prova de Aptidão Profissional).
Foi Assistente na Escola Superior de Educação de Bragança, na área científica de Língua Francesa (2002/2005) e supervisora de estágios e Tradutora na PNN-LUSA (News Gathering and Translation Service, Sydney, Australia), e tradutora de Francês Técnico de programas para cursos técnico-profissionais da CICOPN (1986/1988).
Participou e foi oradora em vários congressos nacionais e internacionais, trabalhos publicados em atas e revistas científicas da especialidade.
Foi Vice-Presidente da Direção da AICL, Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, membro da Comissão Executiva, da Comissão Científica e Preside ao Secretariado Executivo dos Colóquios da Lusofonia desde o início em 2001.
Foi autora homenageada com Maria João Ruivo no 38º colóquio da lusofonia (Ribeira Grande 2023) Membro do júri dos 4 Prémios Literários da Lusofonia (anual) desde 2007 a 2010 e dos Prémios AICL Açorianidade (2013- 2015).
Pertenceu à “Association Canadienne de Traductologie ACT CATS do Canadá.
Compilou em colaboração com a professora Doutora Maria Rosário Girão dos Santos (Universidade do Minho) E Lucília Roxo (EBI Maia)
Estava a compilar uma Antologia do Humor Açoriano Contemporâneo para ser apresentada em Outubro 2024 no 39º colóquio em Santa Maria.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores