Atenta às dificuldades que, este ano, foram sentidas pela junta de freguesia para encontrar um local para expor o Presépio da Achadinha, a Câmara Municipal do Nordeste juntou-se a esta iniciativa, disponibilizando a sala de exposições da Casa João de Melo para que a freguesia não ficasse sem o emblemático presépio.
Considerando as limitações de espaço da sala, o presépio exposto representa apenas uma parte da freguesia, que abrange desde o largo da igreja até à Casa João de Melo, percorrendo quase toda a rua Direita e outros espaços emblemáticos da freguesia, onde são visíveis as casinhas-miniatura da Achadinha e os seus usos e costumes tradicionais, estando em destaque a procissão que percorre a rua Direita. Do esforço conjunto de ambas as autarquias, câmara municipal e junta de freguesia, resultou um trabalho minucioso e de grande beleza que permitiu manter viva uma tradição natalícia que entra agora na sua 10.ª edição.
O presépio foi inaugurado pelo vice-presidente da Câmara do Nordeste e pelo presidente da Junta de Freguesia da Achadinha a 11 de dezembro e estará aberto ao público até 28 de fevereiro.