O convento de Santo António, na Lagoa, vai receber a cantata de Natal do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, hoje, dia 27 de Dezembro, pelas 21h00. Este momento natalício assinala, também, a celebração do 28.º aniversário deste grupo musical.
Fundado em Dezembro de 1996, o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz surgiu por iniciativa conjunta de Clemente Cabral Raimundo, Maria da Conceição Tavares Martins Ponte, Maria de Lurdes Soares Ventura, Rosa Maria Silva Almeida Borges e Durval Manuel de Sousa Arruda.
A sua criação surgiu a partir de uma iniciativa espontânea deste grupo de santacruzenses, por altura das festividades natalícias. O seu objectivo inicial foi dar um colorido especial ao Natal na Lagoa, promovendo a tradição antiga de desejar boas festas natalícias a amigos e familiares.
A 14 de Abril de 2000, deu-se a formalização do grupo, aquando da sua constituição como associação. Em 2009, o Grupo de Cantares de Santa Cruz foi distinguido com uma medalha de mérito, pela Câmara Municipal da Lagoa e receberam, igualmente, essa distinção, em 2018, pela junta de freguesia de Santa Cruz. Actualmente, o Grupo de Cantares de Santa Cruz é composto por 39 elementos, tendo como director Artístico Álvaro Cabral e presidente Fernando Jorge Moniz. Já editaram três cds, nomeadamente “Ilhas de Encanto”, em 2009, “Germinações”, em 2018 e Músicas de Natal, em 2022.
De referir que, este grupo, para além da actividade normal prevista para 2025, irá realizar uma digressão a Águeda, no âmbito dum intercâmbio com o Grupo de Cantares de Bustelo/Águeda.