Edit Template

Mais de 250 Lions de todo o país vão fazer Convenção na Lagoa

De 25 de Maio a 1 de Junho vai decorrer na cidade de Lagoa, em S. Miguel, realizar-se-á a 56ª. Convenção Nacional do Distrito Múltiplo 115 e as 36ªs Convenções Distritais Centro Norte e Centro Sul.
Será um momento muito importante e marcante na vida dos 9 clubes açorianos: Vila do Porto (Santa Maria), Nordeste, Maia, Rabo de Peixe, Vila Franca do Campo, Lagoa (São Miguel), (primeiro Lion Clube fundado nos Açores em 1979), Terceira e Flores – Pérola do Ocidente, totalizando 257 membros.
Estarão presentes os atuais Governadores dos dois Distritos, em conjunto com as mais altas individualidades lionísticas do Distrito Múltiplo 115 de Portugal.
A nível Internacional, estará presente o Presidente Fabrício Oliveira, natural do Brasil.
Lions de diversos clubes do país já fizeram as suas inscrições, que terminam a 28 de Fevereiro deste ano.
Entretanto, está previsto de 23 a 25 deste mês de Janeiro, uma primeira visita aos Açores do Governador do Distrito 115 Centro Sul, Francisco Ribeiro, fazendo-se acompanhar do Presidente do Conselho Nacional de Governadores, João Campino e de outras individualidades lionísticas.
Serão visitados os clubes de Vila do Porto (Santa Maria), São Miguel, Rabo de Peixe e Terceira.
A segunda visita aos restantes clubes, está prevista para o mês de Abril.

Lions das Flores: exemplo de apoio à comunidade

Os clubes Lions espalhados pelo mundo são conhecidos pelo seu altruísmo e forte apoio às comunidades onde se inserem.
Numa das mais longínquas ilhas dos Açores há um Clube que prova este exemplo de disponibilidade perante a sua comunidade.
Trata-se do Lions Clube das Flores – Pérola do Ocidente (LCFPO), que foi fundado em Abril de 2002, com 20 sócios, tendo sido apadrinhado pelo Lions Clube de Lagoa – Açores.
Ainda se encontram activos 4 sócios fundadores, tendo o mais velho 82 anos de idade.
No percurso destes 22 anos de existência, o LCFPO tem desenvolvido a sua atividade regular na prestação de serviço comunitário, e particularmente no ano de 2015. Com o forte empenho dos seus 35 associados, população em geral, Autarquias, Governo Regional dos Açores e a LCIF – Lions Clubs International Foundation, foi lançado um projeto ambicioso para aquisição de 10 camas elétricas articuladas para o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lajes das Flores, tendo sido atingido com sucesso o seu objetivo.
A partir dessa data, o LCFPO adquiriu uma nova dinâmica, realizando atividades culturais ao longo dos anos: Noites de Fado, Festivais/Concursos de Sopas e Saladas, Sabores Internacionais, com a particular colaboração da comunidade estrangeira residente na ilha, uma”Noite Escura”, recriando os serões de outrora à luz dos candeeiros a petróleo, Baile de Carnaval, Jantares de Sopas do Espírito Santo, participação em festas populares concelhias, entre outras, enchendo o salão da Casa do Povo das Lajes com mais de uma centena de pessoas em todas elas.
A excelente articulação do LCFPO com a comunidade e as Autarquias e a concretização dos objetivos a que anualmente se propõe, tem merecido por parte de Lions Internacional a atribuição do galardão de Clube de Excelência por diversas vezes.
De referir que as ajudas financeiras concedidas ao abrigo do Apoio ao Associativismo das Autarquias Locais, têm sido muito importantes para a execução das suas atividades.
As receitas arrecadadas, são empregues na aquisição de equipamentos de Ajudas Técnicas, nomeadamente cadeiras de rodas, cadeiras sanitárias, andarilhos, muletas e camas elétricas articuladas, para empréstimo a pessoas que delas precisem e que não tenham capacidade financeira para adquiri-las.
No campo social, promove ajudas na distribuição de cabazes com bens alimentares, financiamento parcial na aquisição de lentes, óculos e próteses dentárias, pagamento de consultas médicas, ajudas na deslocação por motivos de doença, entre outras.
Promove, ainda, a angariação de bens alimentares por ocasião da Páscoa e do Natal, para distribuição a famílias necessitadas de ajuda.
De salientar a generosidade da população em geral, que não poupa esforços para encher os caixotes colocados em todo o comércio da ilha. Cada ano que passa, as pessoas doam mais alimentos.
Promove, também, Rastreios e Palestras sobre a Diabetes e da Visão, como vetores importantes do lema de Lions Internacional: SERVIR!
No que concerne ao ano de 2024, atendeu a 16 famílias ao longo do ano e em particular na época Natalícia a mais 34 lares, com a distribuição de cabazes alimentares.
Apoiou 5 jovens na aquisição de lentes e óculos e 1 pessoa no tratamento de ortodontia.
Adquiriu mais 3 camas elétricas articuladas, estando apenas uma disponível para empréstimo das 8 já colocadas.
Ao longo do ano realizou diversas atividades.
Em janeiro de 2024, o LCFPO contabilizava 58 sócios regulares, sendo o clube com o maior número de associados dos 51 clubes do Distrito 115 Centro Sul dos Lions Clubes de Portugal, com 1226 membros, correspondendo a 4,73%
Em relação ao número de habitantes da ilha das Flores, tendo como referência os Censos 2021, o LCFPO corresponde a 1,65% da população.
À medida que o LCFPO vai aumentando o seu quadro associativo, vai refrescando com a entrada de novos sócios, tentando manter o equilíbrio do status do clube, transmitindo o conhecimento acumulado dos mais velhos para os mais novos, mantendo assim a continuidade e o futuro do clube.

Edit Template
Notícias Recentes
Empresas Públicas dos Açores têm 7.500 trabalhadores e gastam 928 milhões euros
Falta de rebocador em Ponta Delgada impede entrada de navio
Economia dos Açores cresce mas está a abrandar
Açores vão estar representados na EXPO 25 Osaka
Deputados aprovam programa de apoio aos Média
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores