Edit Template

Mau tempo está a prejudicar abastecimento às Flores e Corvo

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informou ontem que, devido às más condições atmosféricas, nomeadamente à forte agitação marítima que se tem feito sentir nos últimos dias, os navios Thor e Margarethe estão limitados na sua operação e impossibilitados de atracar nos portos das Flores e do Corvo, situação que está a condicionar o normal abastecimento das duas ilhas.
O Governo dos Açores afirma que está a acompanhar permanentemente a situação e a envidar todos os esforços no sentido de retomar o abastecimento às duas ilhas o mais rapidamente possível, perante as potenciais janelas de oportunidade de melhoria das condições atmosféricas nos próximos dias.
Neste momento, importa registar que, segundo o governo:

  • O navio São Jorge – abastecimento de combustíveis – já se encontra na ilha do Faial e vai tentar atracar nas Flores e Corvo já na próxima Quarta-feira, se confirmarem as previsões meteorológicas e a melhoria do estado do mar;
  • O navio Margarethe está muito condicionado pelas condições meteorológicas previstas. Há uma potencial abertura na quarta-feira, mas as previsões de ondulação no trajeto até às Flores são muito negativas. A situação está a ser acompanhada diariamente e, assim que for possível, o Margarethe seguirá para a ilha das Flores.
  • O navio Thor B aguarda confirmação, mas, previsivelmente, existem condições para que o mesmo opere na Quarta-feira, de manhã, nas Flores, e à tarde no Corvo.
    “Embora alheia à situação, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reforça que mantém um acompanhamento permanente da situação meteorológica e tudo fará para garantir o regular abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, expressando toda a solidariedade com as respetivas populações”, conclui a nota governamental.

Mau tempo provoca
queda de árvores

O mau tempo nos Açores causou na madrugada de ontem 16 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Faial, Terceira e Pico, relacionadas sobretudo com queda de árvores
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na ilha de São Miguel foram registadas oito ocorrências, nos concelhos de Ponta Delgada, Povoação e Ribeira Grande.
Na ilha do Pico ocorreram três situações, uma na ilha do Faial e outra na ilha Terceira.
“As ocorrências estão relacionadas sobretudo com quedas de árvores. Também há registo de danos com postes de eletricidade e num teto de um edifício [padaria]”, de acordo com o SRPCBA.
As nove ilhas dos Açores estão sob avisos laranja e amarelo, devido aos efeitos da depressão Garoe que, segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deverá continuar a sentir-se até hoje.
São Miguel e Santa Maria estão sob aviso amarelo por precipitação por vezes forte e agitação marítima (até às 23h00 de ontem) e por vento (até às 20h00 de hoje).
No Domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a depressão Garoe que afeta os Açores e a Madeira vai estender-se também ao continente a partir de ontem, com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo.
Apenas os distritos de Bragança e Guarda escapam aos avisos amarelos e laranja.

Escola fechada na Horta

A Escola Básica e Integrada do 1.º Ciclo (EB 1/JI) da Vista Alegre, na Horta, ilha do Faial, esteve fechada ontem devido a danos causados pelo mau tempo na única via rodoviária de acesso ao estabelecimento
O presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Integrada da Horta (que abrange a EB 1/JI da Vista Alegre), Hildeberto Peixoto, disse que a escola suspendeu as atividades letivas porque, devido ao mau tempo “que ocorreu na madrugada de Sábado para Domingo, com muita chuva, a calçada do único acesso à escola abateu em algumas zonas” e as viaturas não conseguem transitar.
O troço foi encerrado ao trânsito no domingo pela Proteção Civil Municipal da Horta.
Hildeberto Peixoto, que no Domingo esteve no local com os elementos da Proteção Civil Municipal, indicou que o acesso à escola na Segunda-feira teria de ser feito por um percurso alternativo, mas “a caminhada era longa”, para as mais de 100 crianças com idades entre os 3 e os 9 anos, e a previsão do estado do tempo “não era boa”.
Assim, a direção da escola decidiu suspender as atividades letivas e retomá-las na Terça-feira, “porque o edifício não tem nenhum problema, mas sim o acesso”.
“À partida, hoje, as aulas já vão decorrer normalmente. Os pais vão usar o recinto do antigo centro de saúde para [inverterem a marcha dos veículos e] deixarem os alunos [junto da escola]”, explicou Hildeberto Peixoto.

Edit Template
Notícias Recentes
Presidente do Parlamento convida Aguiar Branco a visitar os Açores
Taxa de mortalidade voltou a aumentar nos Açores
Mau tempo está a prejudicar abastecimento às Flores e Corvo
BBC inclui os Açores como um dos 25 destinos do mundo a visitar este Verão
Vendeu-se menos cimento nos Açores em 2024
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores