Edit Template

Coliseu Micaelense já é uma marca de referência regional, nacional e internacional na promoção cultural de Ponta Delgada

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, pela ocasião da apresentação da agenda do Coliseu Micaelense, realçou o papel importante que a maior casa de promoção cultural dos Açores tem vindo a desenvolver junto da sua comunidade, quer na sua programação de excelência, quer nas parcerias que concretizou no âmbito cultural, social e de projecção de turismo cultural, conferindo ao Coliseu Micaelense um estatuto de liderança nestas aéreas de excelência na consolidação de uma propositura de serviço público cultural aglutinador e inclusivo.
O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipa do Coliseu Micaelense e pela sua presidente, salientando “a contribuição que o trabalho desenvolvido pela entidade, o qual mostra o caminho a seguir, e as parcerias com o Teatro Tivoli e Coliseu dos Recreios, que além de projectarem a nossa identidade cultural promove uma mitigação da distância entre os Açores e o continente português. “Através do Coliseu, os Açores conseguem mitigar a distância com o continente, permitindo uma verdadeira democratização da cultura na nossa região”, afirmou.
Para Pedro Nascimento Cabral a cultura não é vista como uma despesa, mas sim como um importante investimento, nas pessoas, nos agentes culturais, instituições culturais e jovens talentos, dando o exemplo das “nossas filarmónicas onde já no berço a cultura musical é nota predominante”.
“A parceria do Coliseu Micaelense com a Associação Sara Carreira para acolher candidaturas a bolsas de estudos de jovens açorianos carenciados é um enorme exemplo da responsabilidade social que todos devemos abraçar e que a Câmara Municipal já o faz para a sua comunidade em todas as áreas”, realçou o Presidente da Câmara, rematando que “os nossos jovens merecem todo o apoio e dedicação, pois serão o garante do nosso futuro”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada concluiu que “esta programação eclética e inclusiva proporciona a todos uma oportunidade de se sentirem parte do desenvolvimento cultural de Ponta Delgada. E o desenvolvimento do Festival de cinema Ibero-americano, artes e audiovisual dos Açores, com a academia brasileira de cinema, será um marco na viragem da nossa centralidade Atlântica. Neste propósito a colaboração de Zeca Medeiros neste projecto define desde já a excelência que o mesmo irá aportar. Ter, hoje, nesta plateia, Paulo de Carvalho, Tony Carreia, Zeca Medeiros o dono do Teatro Tivoli é demonstrativo que a confiança depositada na recondução da Dra. Cila Simas é a confirmação de que a nossa identidade e promoção cultural estão garantidas”.
A presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense, Cila Simas, apresentou a Programação, destacando que “os eventos âncora foram mantidos e a oferta foi valorizada pela diversificação”. Cilas Simas sublinhou ainda os três pilares da gestão cultural do Coliseu: ”Oferecer um serviço público cultural acessível e inclusivo, exaltar a identidade cultural local e posicionar o Coliseu na centralidade cultural Atlântica.”
A temporada de 2025 abriu em grande estilo com um concerto do renomado cantor Paulo de Carvalho no passado Sábado. Em Outubro, Ney Matogrosso sobe ao palco do Coliseu, enquanto Camané, o fadista português, actua em Abril. Em Maio, a Festa do Emigrante contará com espectáculos dos populares artistas Tony Carreira, David Carreira e Mickael Carreira, e o famosogrupo Gipsy Kings atua no fim do mês.
Outros destaques da programação incluem a presença da banda The Lucky Dukies (10 de Maio), Fernando Pereira (30 de Janeiro), Tiago Bettencourt (8 de Março), Carlos Alberto Moniz (25 de Abril), e um tributo a Coldplay (15 de Março).
O programa cultural também contempla os tradicionais Grandes Bailes de Carnaval, previstos para 28 de Fevereiro e 3 de Março, e a performance do Barcelona Flamenco Ballet em Junho. Em Setembro, o espectáculo de teatro “Dois de Nós” será apresentado por António Fagundes, Christiane Torloni, Thiago Fragoso e Alexandra Martins.
A exposição “Bem-vinda sejas Amália”, organizada pela Fundação Amália Rodrigues, será exibida no salão nobre do Coliseu de 6 de Julho a 31 de Agosto.
Eventos especiais como o Festival Tremor (9 a 12 de Abril), a peça “Insónia” de Fernando Mendes (27 de Outubro) e “Summer Off Radio On” pela Rádio Atlântida (13 de Setembro) complementam a programação diversificada do Coliseu Micaelense para 2025.
No evento de apresentação da agenda, Cila Simas anunciou com entusiasmo a formalização de uma parceria com a Associação Sara Carreira, destinada a proporcionar bolsas de estudo a jovens açorianos. “Com esta parceria, esperamos inspirar os nossos jovens a sonhar e a procurar o sucesso”, disse a presidente do Conselho de Administração. “Além disso, estamos a desenvolver o Festival Ibero Americano de Cinema, Artes e Audiovisuais dos Açores, com o objectivo de projectar culturalmente a região no cenário internacional”, destacou, acrescentando que “temos muito talento açoriano para mostrar ao mundo, e estamos felizes em contar com Zeca Medeiros como nosso parceiro de excelência.”

Edit Template
Notícias Recentes
Noble actua hoje no Auditório da vila de Água de Pau
Açores são exemplo europeu de sustentabilidade e inovação, afirma Presidente da Assembleia Legislativa
Pedro Nascimento Cabral diz que é tempo de “valorizar a competência” dos enfermeiros nos Açores
VISTA e VOYAGER of the SEAS trazem hoje a Ponta Delgada mais de 6.400 visitantes
Arquipélago promove espectáculo “O Mestre”, de Maria João Falcão e Michel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores