Edit Template

Diário dos Açores, o jornal da livre palavra

155 anos!
Manuel Augusto Tavares de Resende, esteja onde estiver, está feliz pelo que fez acontecer. Criou um jornal na altura quase de parede e que 155 anos depois está aí para durar, pese embora todas as vicissitudes de uma época difícil para toda a Comunicação Social, da rádio à televisão, passando obviamente pelos jornais.
Mas com determinação e muito arreganho, o Diário dos Açores continua na sua safra, que é a de continuar a servir os interesses de todos os leitores açorianos, dos mais variados quadrantes da sociedade destas queridas nove ilhas situadas em pleno Oceano Atlântico.
Com uma linha editorial vanguardista para o meio onde está inserido, o Diário dos Açores, dirigido por Osvaldo Cabral, um jornalista intocável nos seus propósitos, continua preponderante no meio político, cultural, social e económico dos Açores.
De resto, numa altura em que as convulsões internacionais se agravam a cada passo, basta olhar para o que se passa na Ucrânia, em Gaza, e agora na Cisjordânia, neste caso, o Diário dos Açores tem um papel fundamental na denúncia de todas as atrocidades ali e algures cometidas, e que só se podem agravar com a vinda de um Donald Trump que de político apaziguador não tem nada.
Precisamente, Donald Trump.
Nos próximos tempos a vida de muitos açorianos nos Estados Unidos não vai ser fácil. Principalmente para todos os que estão indocumentados. E não importa se têem trabalho e se já vivem em terras do Tio Sam há 10 ou mais anos. Com um presidente insensível; impassível ao sofrimento de outrém, as consequências são imprevisíveis.
Ora aí está, como sempre, o Diário dos Açores para aflorar nas suas páginas os contornos do que é o dia a dia desses açorianos nas circunstâncias, obrigando deste modo as respetivas entidades políticas competentes a tomarem as decisões que se impõem, isto para bem dos nossos desditosos conterrâneos.
É por todos estes fatores que o Diário dos Açores continua a ter a via aberta para continuar a reportar e a opinar sobre o Mundo Açoriano, o das Ilhas, mas igualmente o da Diáspora, onde é chefe de fila desde há muitos anos.
Cento e cinquenta e cinco! É obra!
Desde Montreal, aqui vai um abraço de parabéns para o diretor executivo Osvaldo Cabral, extensível a todos os obreiros deste prestigiado jornal pelos seus 155 anos de labor jornalístico!

Norberto Aguiar *

  • Jornalista. Director do Luso Presse em Montreal
Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores