Edit Template

Eurodeputado visita Escola de Ponta Garça

O eurodeputado do PSD, Paulo do Nascimento Cabral, reuniu com a Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, destacando a importância da aproximação da juventude à União Europeia também nos meios rurais.
“Nesta escola, que é uma das mais afastadas dos centros urbanos, inserida num meio rural, importa também reafirmar e reforçar os valores europeus e o sentimento de pertença ao projeto europeu”, afirmou.
A reunião teve como propósito conhecer o trabalho desenvolvido pelo Conselho Executivo, quadro de professores, técnicos e operacionais, na promoção do sucesso educativo, bem como os seus múltiplos desafios.
“Tive a oportunidade de perceber o grande empenho do Conselho Executivo em encontrar nas especificidades desta escola, oportunidades, envolvendo toda a comunidade educativa”, adiantou o Eurodeputado.
Para Paulo do Nascimento Cabral, “esta reunião insere-se no objetivo da promoção dos valores europeus e da sensibilização para as questões europeias”, e realçou que a visita à Escola Básica Integrada de Ponta Garça, serviu também oportunidade para “destacar o que tenho defendido sobre o direito a ficar, pois o Projeto Europeu tem de garantir respostas aceitáveis para qualquer uma das regiões europeias que permitam que as pessoas lá fiquem. Esta escola é um exemplo desta dificuldade, pois em poucos anos a população da escola passou de cerca de 700 alunos para 300 alunos. Temos um problema de demografia na UE, claramente, que tem de ser resolvida”. O eurodeputado reiterou que esta visita foi “também uma forma de reconhecer o esforço, trabalho e desempenho escolares, que resultaram na inclusão de alguns alunos no quadro de mérito e honra da Escola Básica Integrada de Ponta Garça. Estão de parabéns”, e aproveitou a ocasião para sublinhar a importância da valorização das áreas rurais, defendendo que o desenvolvimento destas regiões passa inevitavelmente pela aposta na educação e na digitalização. “Se queremos territórios mais atrativos, que fixem população e garantam prosperidade, é essencial investir na qualificação dos jovens e dotá-los das ferramentas necessárias para inovar no próprio território. A literacia digital nas zonas rurais, por exemplo, pode ser um fator decisivo para garantir melhores condições de vida e competitividade económica, tornando estas regiões mais apelativas para as novas gerações”, afirmou. A terminar as suas declarações, Paulo do Nascimento Cabral, que foi acompanhado pela Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Vila Franca, Eugénia Leal, anunciou o início do “Roteiro pela juventude escolar dos Açores”, que o irá levar “a percorrer todas as escolas dos Açores, também de ensino profissional, na promoção de uma participação mais ativa na definição das políticas europeias e aprofundamento do conhecimento da União europeia, da qual também fazemos parte, apesar de estarmos mais distantes”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores