Edit Template

Doentes Machado-Joseph com projecto piloto para cuidadores ao domicílio

Os cuidadores ao domicílio integrarão um projeto-piloto que irá referenciar, com maior precisão, as necessidades específicas dos portadores da doença de Machado-Joseph.
“Além de termos publicado, esta semana, a circular normativa que dá acesso preferencial a especialidade médicas e planeamento familiar das pessoas com a doença de Machado-Joseph, estamos a preparar um projeto-piloto, que será formado por cuidadores ao domicílio destes doentes. Teremos um grupo fechado, focado no objetivo que é o de identificar as necessidades específicas destes doentes e a melhor forma de os ajudar ao longo da vida e na sua luta diária”, realça a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Este projeto-piloto surge no âmbito da regulamentação do DLR n.º 39/2023/A, e está a ser trabalhado com a Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado-Joseph.
“Este é um assunto que consideramos demasiado sério para que se permita que seja discutido de forma leviana e sem conhecimento de causa” afirma a governante.
E prossegue: “o que resolve problemas é o que o Governo Regional está a fazer, ou seja, além da aquisição do equipamento de neuromodulação, que visa aliviar sintomatologia apresentada por estes doentes, é necessário garantir que haja profissionais treinados para atender os utentes na sua utilização e isso só é possível com formação”.
”Que fique claro que a formação é imprescindível, esteve condicionada pela deslocação da equipa que vem de São Paulo, até porque exige a presença de um segundo equipamento para que os profissionais possam aprender a manuseá-lo, mas essa formação até já está marcada para maio. Portanto, vir publicamente pedir celeridade é um exercício vazio que não ajuda em nada estes doentes, porque o processo já está a decorrer nos devidos trâmites”, concretiza a governante.
Entre as especialidades médicas a que os doentes de Machado-Joseph têm este acesso preferencial encontram-se a neurologia, ortopedia, psicologia, oftalmologia, psiquiatria, medicina física e de reabilitação, e cuidados paliativos.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores