Edit Template

Precisam-se voluntários para contarmilhafres nos Açores

O Censo de Milhafres 2025 decorre nos dias 5 e 6 de Abril e, este ano, mais do que nunca, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) faz um apelo à participação de voluntários para ajudar a monitorizar as populações das águias-de-asa-redonda, conhecida nos Açores como milhafre.
Este evento já vai na sua 19º edição e tem como objetivo essencial recolher dados importantes sobre a distribuição e o estado de conservação destas aves de rapina, vitais para o equilíbrio dos nossos ecossistemas.
Durante o censo, as equipas de voluntários realizam vários percursos (a pé, de bicicleta ou de carro) e registam as observações dos milhafres (Buteo buteo rothschildi).
“Ainda estão disponíveis percursos nas ilhas de São Jorge, Faial, Terceira e São Miguel para garantirmos resultados mais precisos no Censo de Milhafres. A base deste censo são os nossos voluntários e só com essa ajuda podemos garantir que cobrimos todas as áreas e conseguimos obter dados precisos sobre a população destas aves tão especiais” afirma Ana Mendonça, coordenadora do Censo nos Açores.
A participação no censo é aberta a todos, sejam entusiastas da natureza, investigadores ou cidadãos com interesse em contribuir para a proteção da biodiversidade. Não é necessário um conhecimento profundo de ornitologia, basta saber identificar um milhafre. Além disso, a experiência pode ser feita em grupo, tornando-se uma excelente oportunidade para envolver amigos e familiares nesta causa.
Em 2024, o censo contou com a participação de 183 voluntários, que registaram 535 aves, sendo 403 milhafres nos Açores e 132 mantas na Madeira. A estimativa para as populações de 2024 é de 2887 milhafres nos Açores e 298 mantas na Madeira, com um pequeno aumento nas populações, que o censo deste ano ajudará a confirmar.
Ao juntar-se ao Censo de Milhafres, está a dar um contributo essencial para a conservação destas aves incríveis. Para participar, basta inscrever-se através do formulário disponível no site da SPEA: www.spea.pt.
A SPEA irá também organizar um webinar gratuito no dia 29 de Março, às 18h30, para esclarecer dúvidas e fornecer todas as orientações necessárias para uma participação eficaz.

Edit Template
Notícias Recentes
Audição de Primavera “foi momento de importante partilha musical” na Fajã de Baixo
Lagoa expõe biografia de Manuel Augusto de Amaral, no dia 4 de abril
Coro Misto da Beira Interior actua em Ponta Delgada nos dias 2 e 5 de Abril
Abertas candidaturas para a edição universitária da Academia Empreendedora
Ponta Delgada celebra hoje Dia da Cidadecom várias homenagens no Coliseu Micaelense
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores