Edit Template

Lagoa avança com Centro de Intervenção Social «TEAR»

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, anunciou que irá avançar com o novo Centro de Intervenção Social «TEAR» (Transformar, Educar, Acolher e Reabilitar), que será instalado até ao final deste semestre e que contará com a parceria de várias instituições sociais para trabalharem de forma sistémica no concelho.
Este é um projecto que surgiu no âmbito da área social na Lagoa, nomeadamente das questões relacionadas com a violência doméstica, os maus-tratos infantis, a inclusão social, a discriminação, a criminalidade e as dependências.
De acordo com Frederico Sousa, “juntar as várias instituições que trabalham nessas temáticas sociais a nível regional e nacional será uma mais-valia para o nosso concelho, com a criação deste Centro de Intervenção Social, que permitirá uma maior proximidade com a população e que, de uma forma sistémica e integrada, posso colaborar com a CPCJ de Lagoa”.
Esta medida foi anunciada no dia em que foi hasteada, no jardim do edifício dos Paços do Concelho, a bandeira “Laço Azul”, que assinala, em Abril, o mês da prevenção dos maus-tratos infantis, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Sousa, acompanhado pelo executivo camarário, e da Presidente da Comissão de Protecção de Menores e Jovens (CPCJ) de Lagoa, Edite Preto.
Na ocasião, Frederico Sousa congratulou a CPCJ pelo trabalho realizado, ao longo dos anos, no âmbito da protecção de menores e questões sociais, destacando a prevenção dos maus-tratos na infância, temática assinalada este mês, e sensibilizando para esta problemática que merece a reflexão de todos.
Edite Preto agradeceu à Câmara Municipal de Lagoa pelo gesto simbólico e pelo apoio inequívoco e imediato da autarquia sempre que necessário. “Felizmente os números de maus-tratos infantis no concelho têm diminuído, mas a nossa luta será sempre até chegarmos aos zero casos”, referiu a Presidente da CPCJ de Lagoa.
Este ano, a CPCJ de Lagoa elaborou um «Calendário dos Bons Tratos», que foi distribuído por todos os alunos do pré-escolar ao 6.º ano do concelho, com o objectivo de promover uma maior sensibilização, informação e divulgação dos direitos das crianças, as suas necessidades e os seus interesses. O calendário propõe actividades a serem realizadas por pais e filhos, podendo proporcionar momentos felizes de convívio às famílias. Para além disso, no dia 30 de Abril, a CPCJ irá realizar a iniciativa do “laço azul humano” em todos os CATL do concelho.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores