Edit Template

Banana dos Açores reconhecida com IG

A banana produzida no arquipélago dos Açores foi ontem reconhecida com a denominação de Indicação Geográfica, no âmbito do processo que tem em vista a sua classificação como Indicação Geográfica Protegida (IGP), revelou o Governo Regional.
Segundo um despacho da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores publicado hoje em Jornal Oficial, “ao abrigo do artigo 11.º do Regulamento (UE) n.º 2024/1143, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de abril de 2024, é conferida, a nível nacional, proteção à denominação ‘Banana dos Açores’ como Indicação Geográfica, com efeitos a partir de 03 de abril de 2025, data de apresentação do pedido de registo à Comissão”.
O secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, explicou à agência Lusa que o despacho significa que a nível nacional “não existiu nenhuma oposição de nenhuma região, de nenhuma entidade, a que os Açores tivessem essa qualificação jurídica comunitária” atribuída à banana produzida na região.
“O processo, agora, segue para a Comissão Europeia, para que a Comissão Europeia, ao nível mundial, também faça um despacho de oposição, ou seja, para perceber se existe algum país que se oponha a essa qualificação jurídica”, acrescentou.
Desta forma, indicou António Ventura, está dado o primeiro passo para a classificação da banana açoriana como produto de IGP.
“Nós [Governo Regional], juntamente com as organizações de produtores, elaborámos o caderno de especificações, um manual que diz que esse produto agroalimentar resulta das condições edafoclimáticas dos Açores e do fazer das pessoas”, salientou.
A banana dos Açores “tem características organoléticas diferentes das restantes bananas que são produzidas a nível mundial”.
“E é essa diferença que nós queremos certificar ao nível daquilo que é uma certificação reconhecida mundialmente da União Europeia, que são os produtos DOP [Denominação de Origem Protegida], IGP [Indicação Geográfica Protegida] e ETG [Especialidades Tradicionais Garantidas]”, relatou.
O governante descreveu que os Açores têm 10 qualificações comunitárias já atribuídas a produtos agroalimentares (sete DOP e três IGP).

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores