O projecto Sorrisos de Pedra de Helena Amaral, promovido pela associação MiratecArts, está a marcar dez anos este mês de Abril.
O Roteiro dos Sorrisos, com mais de 250 esculturas a dar a volta à ilha do Pico, segundo nota da MiratecArts, é cobiçado por milhares de visitantes e locais. Uma exposição itinerante das esculturas de Helena Amaral e fotografia de Pedro Silva, já percorreu todas as ilhas do Grupo Central e do Grupo Ocidental dos Açores. Visitas dos artistas com apresentações em várias localidades também fazem parte do percurso de uma década deste projecto que marcou o dia do sorriso, 28 de Abril, com presença na cidade mais liberal do mundo, Amesterdão. “Os Sorrisos são uma aventura de emoções e conquistas de outras paragens e lugares,” admite a artista. “Sorrir é expandir alegrias, com a empatia dos que os admiram e até se identificam”.
Considerado pela publicação “Portugal Autêntico”, da Expresso, como o melhor passeio com arte nas ilhas, e uma das “melhores experiências artísticas nos Açores”, pela Lonely Planet Pocket Azores, o projecto tem vestígios em mais de uma dúzia de países, com fãs adquirindo esculturas e as colocando nos seus jardins privados.
Ainda a marcar o décimo aniversário, esculturas vão ser colocadas na Freguesia da Prainha, assim adicionando novas obras ao Roteiro na ilha do Pico.