Edit Template

O Apagão Total e o Pânico Global. Num Mundo em Escuridão, Um sinal, à Luz do Alto

De acordo com o “Ciência Vitae”, (Plataforma Europeia de Registo Científico), a minha Grande Área e “Domínio de Atuação” é: “Ciências Sociais – Ciências da Educação” e “Humanidades – Filosofia, Ética e Religião”.

O Apagão Total e o Pânico Global.

SINAL E SIGNO, ASSINATURA, SINO, NÃO VISTO, E NÃO OUVIDO, DE QUE “O HOMEM VOLTOU AS COSTAS A DEUS”, COMO TANTAS VEZES AFIRMOU, E DEIXOU EXARADO, BENTO XVI, E FICOU ESCRITO POR ESSE GÉNIO, QUE SÓ DE SÉCULOS EM SÉCULOS DEUS ENVIA À HUMANIDADE

O Cientista Carl Sagan escreveu, há muito, um livro intitulado “Um Mundo Infestado de demónios”, um mundo com tantas pragas, mentiras, ódios, invejas, maldades, guerras, ações dolosas e macabras, ervas daninhas, cobras e serpentes, que morrem se beberem do sangue puro das ovelhas e dos cordeiros. As Ovelhas, O Cordeiro. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o Pecado do Mundo”.
As cobras e as serpentes, na versão masculina e feminina – e outras -, morrem do seu próprio veneno, quando agem de modo doloso, com má fé e com intenção dolosa. Mas é preciso seguir o Tempo longo de Deus, e não nos precipitarmos, e com Cristo aprendermos a saber esperar, em esperança, esperançar, pelo tempo da ceifa, para, com discernimento, e muita prudência e na escura visibilidade (in)tangível da Luz, separarmos o Trigo do Joio, este será lançado na “geena”, “onde haverá choro e ranger de sentes”. Não é uma perceção apocalíptica, e se for, é para aprendermos que, em Amor e Temor, “O medo guarda a vinha”, como nos disse um Saudoso Sábio Professor Catedrático, mas Douto, mas Douto.
Um outro Saudoso Sábio Professor Catedrático, mas Douto, mas Douto, e, portanto, – um e outro – com profundo discernimento disse há muitos anos que para bem educarmos e formarmos pessoas, devíamos ver muitos documentários do “mundo selvagem”. Sábio Conselho, como só os antigos nos podem dar, para o Presente e Futuro, onde se vai buscar a Água Pura na e da Nascente, transbordante, de Amor e Luz, de Vida. Em Educação, e para Educação, só se forma, também em Cultura, com Princípios e Valores. Aliás, para além do Conhecimento, e outras dimensões, o Conselho Nacional da Educação (CNE) tem dado pareceres onde acentua a necessidade de se educar em, com e para os Valores, num mundo com muitos conhecimentos descartáveis, na “Sociedade do Descarte”, na Expressão do Papa Francisco.
Deus, na sua Total Sapiência, Criou “o Céu e a Terra”, e todos os seres vivos que nela habitam. Rezamos no Credo da Santa Igreja Católica, que nestes dias faz o mundo pensar, dar e baralhar, à Luz do Divino Espírito Santo. É Bíblico, “O Espírito sopra onde quer”, os Dons do Divino Espírito Santos são dados em Nome Próprio e nunca à sombra, oportunista, de nome de família, que em nada se afirma perante a Força Torrencial dos Dons, em Mérito Absoluto, da Nascente do Criador.
Tudo o que sai das Mãos de Deus é Verdade, Criação, Vida, – também números naturais – por oposição, tudo o que sai das mãos dos homens é impuro e de Satanás tudo é Mentira, Invenção, letal, como o zero, que não é um número natural, satanás só espalha maldade, por todo lado, fugindo, à solta, com medo da Santa Cruz de Cristo. Para além de outros, o Papa Francisco escreveu, e publicou, o livro “O Diabo Existe” (Papa Francisco, Edições Farol, 2019). “O demónio existe também no século XXI. Devemos aprender do Evangelho como lutar contra ele”. “Estas palavras, pronunciadas pelo Papa Francisco na homilia da missa matutina celebrada na capela da Casa Santa Marta, a 11 de abril de 2014, (…)”, (cf. p.11).
É Bíblico: “O que disseres ao ouvido espalha nos telhados”, “O que fizeres às escuras será visto à luz do dia”. As Pessoas, as Famílias, os Povos, a Humanidade, as instituições têm necessidade, absoluta, na Verdade e Liberdade, de Quem Sabe, de se alimentar da Luz da Nascente e do Tempo das Origens. Mas poucos, muito poucos, têm capacidade de aceder à Ontologia e a Fenomenologia, sem as quais não se exercem cargos de bem e para o Bem, seja onde for, e, ao contrário do que vemos, no Futuro, o Crivo terá de ser, de novo, à Luz do Mérito e Luz Interior. Há muito que escrevi que O Pensamento é O Petróleo do Futuro, e está à vista da luz do Apagão e está à vista da dos raios de luz, na escuridão (Gólgota), à Luz do Dia, em Plena Visibilidade, às claras. Mas, quem vê? Quem pode ver? O que se exige para ver? Como ver? Quem Sabe Ver? Quem Visão? Onde está a Luz Interior?
Há muitos anos que venho dizendo que Haveria -Haverá – um Apagão Total seguido de Pânico Global, como testemunhou, em Testemunho, público e publicado, ontem, dia 28 de abril de 2025, em comentário, uma antiga Mestranda minha, que foi Orientada por mim, em dissertação de Mestrado, a Professora Graça Moniz, que escreve, em Verdade, portanto em Testemunho Idóneo:
“Graça Moniz e Almeida
“Bem me lembro, estimado Professor, das suas palavras. Lá atrás e muito à frente.”

Diz o Provérbio, “O Seguro morreu de velho”. Estudei à luz da vela, com candeeiros a petróleo e “petromax”, a gás.
A minha amada Mãe, com 88 anos de Idade, feitos em agosto do ano passado, sempre nos ensinou muitas e muitas coisas, e continua, sempre a ensinar, para o Alto e Para o Mundo. A minha e nossa amada Mãe, Leontina Maria Oliveira Medeiros, sempre teve em cada canto da nossa Casa:

  • Uma garrafa de Água
  • Uma garrafa de Álcool e
  • uma “pilha”, uma lanterna,
    Muitas vezes também estudámos à luz da vela. Não havia eletricidade.
    O mesmo temos na nossa Casa. As Lições de Moral e Economias, – “é preciso fazer economias” -, estou a ouvir a nossa Mãe – a ensinar-nos, em vivência, sempre as aprendemos na nossa Casa, com Mãe e Pai. Ensinaram-nos, e ensinam-nos, através do Testemunho, através da palavra e do Exemplo. Sim, é preciso “fazer economias”, que é uma Saber e Conhecimento mais profundo e idóneo do que a Economia, que faz o jogo da alta finança, que tudo afunda. Saber “fazer economias” é um Capacidade e Discernimento de Saber fazer Render, com Credibilidade e Fiabilidade, com Princípios e Valores. O Papa Bento XVI falava, e deixou escrito, exarado, que as pessoais têm de ser “credíveis” e “fiáveis”. Ser e Ter Crédito é da Ordem Moral, – no nosso caso, de Moral Religiosa e Católica -, e, por conseguinte, de Ordem das Finanças e Economia. Leia-se o que deixaram escrito os Papas S. Paulo VI, S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco, no seguimento da Doutrina Social da Santa Igreja Católica Apostólica e Romana, em abertura, sempre, para o Mundo, Todo.
    A minha amada Mãe sempre nos deu a ver, praticando, Lições e ensinamentos para a vida. Sempre ouvimos a nossa Mãe dizer e praticar o que dizia, sempre: “Do pobre faço rico”, “Do pouco faço muito”, “No poupar estar o ganho”, etc, numa forte e Inabalável Fé em Jesus Cristo. Muito Obrigado nossa amada Mãe por nos ter mostrado a Beleza do Evangelho, e a sua vivência, na prática da vida, e por nos ter dito, sempre, disso dando Testemunho que “o Exemplo arrasta”. Só sei o Que é Viver em Verdade, num Ambiente de Sincero de Formação e Educação Moral e Religiosa Católica. As pessoas, famílias e instituições que não se nutrem da Verdade secam. Só a Verdade é fonte de vida. Sempre aprendemos, do Berço, a ligação, forte, entre Moral e Economias: Verdade e Credibilidade. As Instituições adoecem, e apodrecem, ou, até, envenenam-se, e envenenam quem se deixa comprar nos tráficos da maldade e mediocridade, como sempre disseram, e deixaram escrito, os Grandes, que, antes, e sempre, foram Pessoas de Verdade, de Bem e de Justiça.
    Um dia disse-me o meu Pai, José Manuel Alves de Medeiros, em Claridade Ontológica e Fenomenológica: “O Ser Onde está aparece”, de imediato, registei esta Sapiente Afirmação, com Visão, apesar da miopia ocular, tal como eu. A miopia é congénita. É mesmo uma questão de Visão, de um Ver Interior, que se projeto no escuro e na luz, que se mostra e mostra.
    Só quem é inteligente e tem bondade, que é uma forma, superior, de Inteligência, aprende com a vida, e não faz mal a ninguém. Mais cedo ou mais tarde, quem sabe o mal recebe mal a carregar, quem faz o bem recebe, infinitamente. Deus mostrou-o com Job.
    Para quem vive, na Verdade, procurando semear o Bem recebe infinitamente, já nesta vida. É Bíblico.
    Quem tirou as devidas Lições das nuvens de pó, da Islândia, que tudo fez parar. Só quem tem Deus dentro de si, na sua Busca, orante, sem vacilar, nunca ficará às escuras, porque tem Deus dentro de si. Que cada um feche os olhos e veja se tem Luz própria. No nosso Sacrário interior ninguém toca, só Deus. O Nosso Sacrário interior ninguém tem força para arrombar, nem satanás, que anda à solta. O Nosso Sacrário Interior é Pura Luz. Ainda ontem me chegou um livro, que encomendei, pela Editora wook, da Santa Edith Stein, que foi uma Grande Filósofa, Discípula de Husserl, e que morreu, numa Câmara de Gás, na Barbárie, na Monstruosidade do Campo de Concentração de Auschwitz.
    Edith Stein foi canonizada, tornada Santa, por S. João Paulo II, esse Papa Santo, que, em vida terrena, já emana luz de todo o seu ser. S. João Paulo II foi uma Dádiva de Deus, para a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, e para o Mundo, para a Humanidade. Um Papa Santo, como S. João Paulo II e Bento XVI continuarão a iluminar as noites e as trevas do Mundo.
    Ponta Delgada, S. Miguel/Açores, 29 de abril de 2025, 20:05 horas.
    Emanuel Oliveira Medeiros

Observação: O texto anterior foi publicado, aqui, no Jornal Diário dos Açores, no dia 1 de maio de 2025, na página 9, com chamada à Primeira Página. (Cf.).

Emanuel Oliveira Medeiros*
Professor Universitário
Universidade dos Açores

  • Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação
    Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Edit Template
Notícias Recentes
“A minha maior inspiração é saber que essas pessoas vão poder recordar e eternizar momentos únicos através do meu trabalho.”
Paulo do Nascimento Cabral satisfeito pela colocação do POSEI no centro das prioridades do próximo QFP
Construção de um ambiente laboral mais justo, colaborativoe sustentável depende de todos, defende Maria João Carreiro
Concelho da Ribeira Grande renova bandeira azul em cinco zonas balneares
“Agricultura está no centro das nossas vidas”, sublinha António Ventura
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores