São oito os estabelecimentos de ensino dos Açores inscritos na 14ª edição da campanha Escola Electrão, podem receber prémios como recompensa pelo envolvimento no esforço da reciclagem. O objectivo desta campanha de sensibilização, promovida pelo Electrão, é que as escolas participantes reúnam o maior número de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos para reciclagem com o apoio de toda a comunidade escolar que é convidada a participar.
As escolas são: EB1,2,3/JI de Angra do Heroísmo; EB1,2/EA/JI António José de Ávila; EB1/JI Irmãos Goulart; EB2,3 de Ginetes; Escola Profissional da SCM de Angra do Heroísmo; Escola Profissional das Capelas; Escola Secundária de Lagoa; e, Escola Secundária Domingos Rebelo.
As escolas recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios. Por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos eléctricos usados cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
A campanha “Escola Electrão” convida também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”. O desafio “Repórter Electrão” premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano lectivo.
Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. A nível nacional, nas 294 escolas que já solicitaram recolha nesta edição da campanha foi possível reunir até ao momento, a nível nacional, mais de 259 toneladas de aparelhos para encaminhar para reciclagem, mais concretamente 8,5 toneladas de pilhas e baterias, 4,3 toneladas de lâmpadas e 246 toneladas de outros equipamentos eléctricos usados.