Edit Template

Okeanos vai debater em Nice o futuro dos oceanos

Ricardo Serrão Santos, membro honorário do Instituto Okeanos da Universidade dos Açores, participa esta semana no “One Ocean Science Congress”, realizado em Nice, França. O congresso reúne mais de 2.000 cientistas de todo o mundo, decisores políticos e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e soluções para a saúde e sustentabilidade do oceano.
Na sua intervenção na sessão IPOS Townhall, Ricardo Serrão Santos, na qualidade de vice-presidente do Conselho Científico da Global Deep Sea Consultation, abordou como o IPOS (Intergovernmental Panel for Ocean Sustainability) está a transformar a interacção entre ciência e política através do conceito de “knowledge weaving” — uma abordagem que integra diversos saberes (científicos, indígenas, jurídicos, éticos, entre outros) na tomada de decisão sobre temas complexos como a mineração em mar profundo.
Enquanto co-presidente do comité científico que elaborou a Scientific Proclamation on Deep-Sea Mining e participante na sessão de perguntas e respostas com especialistas, Ricardo Santos destacou três aspectos-chave: a produção de pareceres científicos com legitimidade colectiva, envolvendo especialistas de várias áreas e regiões, numa lógica de co-produção do conhecimento, a valorização de múltiplas perspectivas para lidar com incertezas e dilemas, e a c criação de plataformas de diálogo contínuo onde ciência e política evoluem em conjunto Permitindo decisões mais justas, precaucionárias e intergeracionais.
Sobre a importância de se associar à iniciativa Towards IPOS, Ricardo Serrão Santos referiu que esta surgiu da necessidade de se criar uma plataforma credível e legítima para fazer avançar uma ciência precaucionária, no contexto da mineração em mar profundo. A IPOS não proporcionou apenas um espaço para que a Scientific Proclamation ganhasse autoridade e impacto, como também permitiu que os cientistas actuassem como conselheiros públicos. Ao combinar rigor técnico com legitimidade social, a IPOS transformou uma advertência técnica numa mensagem colectiva com peso político e ético num dos temas mais urgentes para o futuro do oceano.

Edit Template
Notícias Recentes
Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio
Olimpíadas Seniores reuniram 250 idosos no Parque Urbano
Governo disponível para apoiar cooperativas de habitação no reforço da oferta de imóveis e a preços acessíveis
Filme “A Ilha” da Bensaude Hotels conquista cinco ouros nos Prémios Lusófonos da Criatividade
Regiões da Macaronésia firmam protocolo de cooperação nas áreas da saúde mental e comportamentos aditivos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores