Edit Template

Lagoa marcou presença no Encontro Ibérico de Orçamentos participativos

Decorreu, em Torres Vedras, o VII Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, promovido pelo Observatório Ibérico de Orçamentos Participativos (OIDP) e pela Rede Portuguesa de Autarquias Participativas, na qual o Município de Lagoa ocupou a Vice-Presidência, em conjunto com diversas autarquias a nível nacional.
O evento constituiu uma oportunidade para partilhar boas práticas e fortalecer a cooperação ibérica, em torno da participação. Reuniu representantes de municípios portugueses e espanhóis e especialistas para reflectir sobre os desafios e oportunidades da democracia participativa.
Com efeito, os mecanismos de participação tem denotado uma crescente relevância no concelho de Lagoa onde, desde 2016, decorrem sucessivas edições do OP, com taxas crescentes de envolvimento comunitário.
A acção centrada na participação dos cidadãos, no desenvolvimento do concelho, encontra diversas iniciativas e projectos, tais como a Assembleia Municipal Jovem; o Conselho Municipal da Juventude; o Cartão Jovem Municipal; o Orçamento Participativo (jovem e geral); as sessões de educação para a cidadania e a relação de proximidade e complementaridade com o movimento associativo concelhio.
Na opinião do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, a participação e envolvimento do município, nas redes e eventos de referência nacional e internacional, é determinante para o bom desempenho e melhoria gradual dos projectos municipais.
Está a decorrer, até dia 31 de Julho, a fase de votação da edição 2025 do Orçamento Participativo de Lagoa, com um total de 24 projectos finalistas, abrangendo duas categorias distintas e áreas tão diversas como educação e cultura; inclusão social; saúde e desporto; ambiente e espaços públicos e turismo.

Edit Template
Notícias Recentes
Especial Climate Summit COP30: Na trilha oceânica, COP30 deixa legado positivo para os Açores, mas combustíveis fósseis permaneceram intocados
Maioria dos partidos nos Açores aprova parecer a favor de subsídio de doença mais justo no cancro
MOVA considera inaceitável a falta de rumo da tutela da Cultura
Angra do Heroísmo distingue-se com o Selo ODSlocal – Categoria de Dinâmica Municipal
Ponta Delgada para Todos quer revogação de parecer da Câmara Municipal sobre futuro da SINAGA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores