Edit Template

Astronauta por um Dia pela primeira vez nos Açores

A edição de 2025 da iniciativa Astronauta por um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, acontecerá entre os dias 18 e 21 de Setembro, na ilha de Santa Maria. Açores. O aeroporto local será o palco do voo de gravidade zero que levará 30 estudantes portugueses a viver a experiência única de flutuar como astronautas.
A iniciativa, que já levou 91 jovens a desafiar a gravidade, este ano ganha um novo parceiro com o envolvimento do Governo Regional dos Açores, que acolhe e apoia a realização da fase final do programa.
Ao longo dos três dias que compõem a fase final do voo, os trinta finalistas estarão envolvidos em actividades de dinâmica de grupo e formações, a decorrer na ilha de Santa Maria e na sede da Agência Espacial Portuguesa em Vila do Porto. Estas sessões visam alargar o conhecimento acerca sector espacial nacional e incentivar o trabalho em equipa.
Para o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, “trazer o Astronauta por um Dia para Santa Maria é mais do que uma escolha logística — é um compromisso com a coesão territorial e com o envolvimento activo das Regiões Autónomas na afirmação de Portugal como nação espacial”. “A cooperação com o Governo Regional dos Açores demonstra como é possível, a partir de uma ilha, inspirar jovens de todo o país a olhar o Espaço como horizonte de possibilidades”, sublinha.
Já o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considera que “ao receber a iniciativa Astronauta por Um Dia, da Agência Espacial Portuguesa, os Açores renovam a sua ambição em afirmar-se cada vez mais como um importante ponto estratégico também ao nível da promoção do Espaço junto dos nossos jovens, eles que são o futuro dos ecossistemas espaciais regional, nacional e europeu”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores