A edição de 2025 da iniciativa Astronauta por um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, acontecerá entre os dias 18 e 21 de Setembro, na ilha de Santa Maria. Açores. O aeroporto local será o palco do voo de gravidade zero que levará 30 estudantes portugueses a viver a experiência única de flutuar como astronautas.
A iniciativa, que já levou 91 jovens a desafiar a gravidade, este ano ganha um novo parceiro com o envolvimento do Governo Regional dos Açores, que acolhe e apoia a realização da fase final do programa.
Ao longo dos três dias que compõem a fase final do voo, os trinta finalistas estarão envolvidos em actividades de dinâmica de grupo e formações, a decorrer na ilha de Santa Maria e na sede da Agência Espacial Portuguesa em Vila do Porto. Estas sessões visam alargar o conhecimento acerca sector espacial nacional e incentivar o trabalho em equipa.
Para o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, “trazer o Astronauta por um Dia para Santa Maria é mais do que uma escolha logística — é um compromisso com a coesão territorial e com o envolvimento activo das Regiões Autónomas na afirmação de Portugal como nação espacial”. “A cooperação com o Governo Regional dos Açores demonstra como é possível, a partir de uma ilha, inspirar jovens de todo o país a olhar o Espaço como horizonte de possibilidades”, sublinha.
Já o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considera que “ao receber a iniciativa Astronauta por Um Dia, da Agência Espacial Portuguesa, os Açores renovam a sua ambição em afirmar-se cada vez mais como um importante ponto estratégico também ao nível da promoção do Espaço junto dos nossos jovens, eles que são o futuro dos ecossistemas espaciais regional, nacional e europeu”.