Apresento-me como candidato à Assembleia Municipal (AM) da maior autarquia dos Açores – Ponta Delgada, pela Iniciativa Liberal, e acima de tudo, falo-vos como cidadão desta apaixonante cidade, onde vivo, trabalho e “sinto-a” todos os dias. É com esse sentimento de proximidade e responsabilidade que vos digo: nenhum de nós (candidatos) descobriu “poções mágicas” para a resolução dos problemas que enfrentamos.
Os desafios que Ponta Delgada (ainda) vive, não são novos. São os mesmos que têm sido discutidos ao longo dos últimos anos, dentro e fora da Assembleia Municipal, por cidadãos atentos, técnicos credenciados, por todas as forças políticas representadas, muitas vezes com um detalhe e uma profundidade que não podem ser ignorados.
A habitação, o ordenamento do território, o património, a mobilidade, o Turismo, a cultura… os problemas sociais. São temas recorrentes e emergentes, do nosso dia-a-dia, e que carecem de uma solução urgente. Bem sabemos que não há respostas fáceis. Muito menos respostas que surjam apenas porque estamos em pré-campanha autárquica.
A verdade é que quem esteve na oposição nos últimos quatro anos, teve todo o tempo e mais algum, para estudar, questionar e propor soluções. Reconheço que muitas das soluções já foram apresentadas pelos diferentes quadrantes políticos. O que faltou e o que se pede para o futuro, é um compromisso sério com a continuidade e com a concretização dessas ideias, e esse é que deverá ser o propósito maior, de quem for eleito. Mais do que prometer, é fazer acontecer! Mais do que lançar primeiras pedras… é apresentar “obra” feita.
Acredito que todos os candidatos têm em comum o “amor” por Ponta Delgada. Acredito, que apesar das diferenças na forma de comunicar ou nas prioridades que escolhemos, queremos colocar os cidadãos de PONTA DELGADA, como o foco principal. Resolvendo os problemas, apresentando soluções. Responsabilidade e verdade!
A candidatura PONTA DELGADA PRIMEIRO não promete, por prometer. Vamos trabalhar para merecer o respeito de cada munícipe, das 24 freguesias. Assumidos que os problemas são complexos, que as soluções existem, mas exigem coragem, escuta, diálogo e muito trabalho. Propomos uma gestão comprometida com o que já foi pensado e com o que ainda é possível construir, sempre com os cidadãos no centro da decisão.
Ponta Delgada precisa de políticas sérias, humanas e realistas e estamos aqui para isso!
Contem comigo… PONTA DELGADA PRIMEIRO… vem fazer parte da mudança, que todos precisamos!
Luís Miguel Quental*
*Candidato AM Ponta Delgada – IL