Edit Template

Chega diz que Lotaçor discrimina os pescadores da Caloura

Em reunião com os deputados do Chega-Açores, José Pacheco e Olivéria Santos, os pescadores alertaram que o horário actual não serve os interesses dos pescadores que são obrigados a descarregar o pescado na Lagoa ou em Vila Franca do Campo, com todos os gastos – de tempo e de combustível – e transtornos que isso provoca.
Conforme citada e, comunicado do Chega-Açores, a deputada Olivéria Santos considera que “os homens do mar que não conseguem trabalhar, estão insatisfeitos e revoltados. Num porto com esta dimensão temos apenas um funcionário da lota e com horário reduzido que não está adequado às reais necessidades dos pescadores, enquanto no porto da Lagoa, a lota tem dois funcionários todos os dias. Os pescadores descarregarem o peixe noutra lota acarreta outras despesas, e, muitas vezes, a quantidade de peixe que trazem nem compensa irem entregar noutra lota. Vão para o mar, chegam cansados e ainda têm de andar no mar mais tempo para descarregar o peixe”.
Para a parlamentar a empresa pública que gere as lotas dos Açores não está a servir bem os pescadores nem os açorianos. Olivéria Santos lembra que o serviço prestado pela lota é pago pelos próprios pescadores, por isso defende a privatização da gestão das lotas, até porque, refere, “tendo um bom serviço, os pescadores não se importariam de pagar, tal como já pagam à Lotaçor, para serem mais bem servidos. Penso que os pescadores aceitariam melhor um serviço privado com todas as condições, do que este descalabro que temos actualmente”, lê-se no referido documento.
Olivéria Santos conclui que “parece que o Governo quer acabar com a pesca. São as reservas marinhas, são os horários das lotas que não são compatíveis com os horários dos pescadores, é o peixe que não é valorizado. Há pescadores que estão a sair da pesca, outros estão a vender os seus barcos. Não é isso que o Chega defende”, garante a parlamentar, no comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores