A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, e o Presidente da Câmara Municipal da Praia, de Cabo Verde, Francisco Carvalho, assinaram o Protocolo de Geminação entre as cidades.
Segundo a autarca praiense, a geminação permitirá o desenvolvimento de parcerias ao nível económico, cultural, educativo, social e técnico entre os dois territórios.
“Unem-nos as raízes comuns da língua portuguesa e da herança atlântica. Une-nos também a história, o respeito e a salvaguarda pelas tradições, as experiências migratórias, a irreverência da juventude e o empenho popular no desenvolvimento social, económico e cultural. Une-nos, portanto, uma vontade renovada de criar oportunidades para as gerações futuras, através da cultura, da educação, do turismo, da economia do mar, da sustentabilidade e do intercâmbio social e económico. É isso que espelhamos e inscrevermos neste Protocolo de Geminação”, explicou Vânia Ferreira.
“Um protocolo que quer partilhar valores identitários e culturais; que pretende concretizar eventos e momentos promotores de desenvolvimento; que transformará intenções em acções de âmbito cultural, económico e social, fomentando a compreensão mútua e fortalecendo os laços entre ambos os povos; e que pretende desenvolver a troca de experiências nas áreas do ambiente, da educação, da cultura, do património, do empreendedorismo e do turismo”, pormenorizou.
“Mas esta não é apenas uma geminação que envolve os dois Municípios. É um protocolo que a alarga à participação de outras instituições, para que a partilha de saberes e de projectos seja o mais abrangente possível. O texto que hoje assinamos, envolve a Fundação para o Ensino Profissional da Praia da Vitória, que, através de um Centro de Apoio Educativo, será um pólo de ensino da língua portuguesa; envolve também a empresa municipal Praia Ambiente, para permuta de conhecimentos na gestão dos recursos hídricos, da gestão dos resíduos e da protecção e sensibilização para as questões ambientais. E que envolve também a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, propondo-se a valorizar a importância da sua delegação na cidade da Praia, inaugurada em Maio de 2024”, sublinhou a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Para Vânia Ferreira, o protocolo de geminação assinado “não é apenas um ato simbólico, mas um compromisso” com a concretização de projectos que beneficiem ambos os territórios.