Edit Template

Diocese de Angra associa-se ao pedido do Papa para dia de jejum e oração pela Paz

A diocese de Angra associa-se ao pedido do Papa para que os fiéis católicos possam fazer, hoje, 22 de Agosto um dia de jejum e oração pela paz na Ucrânia e no Médio Oriente e pede a que em todas as igrejas jubilares e nos santuários possa haver uma celebração própria nesse dia, tendo em conta essa intenção especial, noticia o sítio Igreja Açores.
“Atendendo ao apelo do Santo Padre, o Papa Leão XIV, na audiência semanal desta Quarta-feira, no Vaticano, convidamos todos os fiéis da Diocese de Angra a unirem-se no próximo dia 22 de Agosto, memória litúrgica da Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha, para um dia de oração e jejum pela paz e pela justiça entre os povos”, lê-se numa nota diocesana.
Este momento de oração poderá ser vivido pessoalmente ou em comunidade.
“Convidamos todas as Igrejas Jubilares, especialmente os santuários da Diocese de Angra, a promoverem, se possível, uma celebração própria, permitindo que em cada ilha a comunidade cristã possa unir-se em oração por esta grande intenção do papa Leão XIV, que desde a primeira hora invocou a paz como a sua prioridade”, lê-se ainda na nota.
No Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, haverá oração e celebração da Eucaristia pela paz, no dia 23, Sábado, às 9h00.
“Num tempo em que tantas terras continuam a ser feridas pela violência e pela guerra, somos chamados a suplicar ao Senhor que conceda ao mundo a graça da reconciliação e da esperança, enxugando as lágrimas de todos os que sofrem, especialmente na Ucrânia e no Médio Oriente”, refere ainda, propondo uma oração específica para o efeito.
O Papa convocou na Quarta-feira uma jornada de oração e jejum pela paz, a 22 de Agosto e convidou todos a pedirem “paz e justiça” para a terra “ferida por guerras”.
“Enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e muitas outras regiões do mundo, convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de Agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor, que nos conceda paz e justiça e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em andamento”, afirmou o Papa na Aula Paulo VI, no Vaticano.
“Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos encontrem o caminho da paz”, acrescentou, na saudação aos peregrinos de língua italiana, na audiência pública semanal.
Desde o início do pontificado que Leão XIV tem feito consecutivos apelos à paz, tendo na última quinta-feira renovado o apelo ao cessar-fogo na Ucrânia, pedido o fim da fome e a libertação de reféns na Faixa de Gaza.
No primeiro discurso depois da sua eleição, Leão XIV utilizou 9 vezes a palavra Paz. Aliás, as primeiras palavras foram “A Paz esteja convosco”.
Três dias depois, na primeira saudação dominical aos peregrinos reunidos no mesmo local, a praça de São Pedro, Leão XIV gritou “nunca mais a guerra”, falando “aos grandes do mundo” e referindo o “cenário dramático actual de uma III Guerra Mundial em pedaços”.
Evocando os “sofrimentos do amado povo” da Ucrânia, o Papa pediu que se faça “tudo o que for possível para alcançar o mais rapidamente possível uma paz autêntica, justa e duradoura” no país em guerra, invadido pela Rússia em Fevereiro de 2022.
“Entristece-me profundamente o que está a acontecer na Faixa de Gaza”, disse no mesmo discurso, pedindo um “cessar-fogo imediato” e “ajuda humanitária” para “a população civil exausta”, bem como “que todos os reféns sejam libertados”.

Edit Template
Notícias Recentes
Revelada nova espécie de mosca-das-flores exclusiva de São Miguel
“Startup” açoriana entre as vencedoras de concurso sino-lusófono 929 Challenge em Macau
Presidente da Sata Holding demite-se mas Governorecusa “perturbações” nas reestruturações em curso
Deputado da IL na Assembleia Municipal de Ponta Delgada quer listagem das obras municipais em curso
José Manuel Bolieiro lembra avanços em várias áreas nas Flores e valoriza cooperação com municípios
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores