Edit Template

Alhos da Graciosa e outras Iguarias

Os alhos da Graciosa são um produto IGP, e está referenciado desde os primórdios do povoamento da ilha. Já se encontra certificado e a sua qualidade é de excelência. Todos os anos que vou por esta altura às Festas do Santo Cristo da Graciosa, abasteço-me com uma quantidade apreciável de alhos, que duram para 1 ano, e mantendo-se em perfeitas condições de qualidade. Não é por acaso que a Graciosa é conhecida como a “terra dos alhos”, um ingrediente imprescindível na gastronomia cinegética e na dieta mediterrânica, com um alto valor para enriquecer o sabor da comida, garantindo ao mesmo tempo aroma e a saúde, já que frequentemente é utilizado para reduzir o sal e tem reconhecidas propriedades medicinais.
Um outro produto de referência da Graciosa que está em processo de certificação é a meloa tipo gália, que graças ao terreno e ao clima da ilha ganha um sabor e uma qualidade fantástica. Faz parte da nossa estadia na ilha Branca uma refeição à base de meloa da Graciosa e de Queijo de produção local, um piquenique de elevado valor gastronómico e na sua maioria constituído por especialidades da ilha, incluindo as famosas queijadas da Graciosa.

Gualter Furtado

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores