Na terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cujos resultados foram ontem divulgados pela Direcção-geral do Ensino Superior, oito novos estudantes ficaram colocados na Universidade dos Açores. Três das colocações ocorreram no curso de Estudos Europeus, com a nota mais baixa a ser de 121,3 e outras duas no curso de Serviço Social (117,3). Foram ainda preenchidas uma vaga em Sociologia, com nota de 131,8 e uma no Ciclo Básico de Medicina, cuja nota foi de 185,5.
Das 650 vagas iniciais, na 1.ª fase do Concurso, que registou 1622 candidaturas à Universidade dos Açores, foram colocados 421 estudantes. Na 2ª fase do Concurso Nacional foram ocupadas 82 das 229 vagas sobrantes. Com as oito colocações nesta terceira e última fase, restaram 221 vagas por preencher, 34% das vagas iniciais.
Os cursos Preparatórios de Medicina Veterinária, História, Educação Básica, Estudos Portugueses e Ingleses, Básico de Medicina, e Gestão tiveram todas as vagas preenchidas.
Ao contrário, o curso de Ciências Agrárias ficou com 10 de 16 vagas por preencher, o curso de Guias de Natureza e Património com 13 vagas sobrantes de 19. Em Protecção Civil e Gestão de Riscos foram ocupadas duas de 24 vagas), no curso de Estudos Europeus só sete das 24 vagas iniciais foram ocupadas, e em Comunicação e Relações Públicas restaram 22 das 42 vagas disponibilizadas. Situação semelhante regista-se no curso de Sociologia (cinco de 30 vagas foram ocupadas). No curso de Serviço Social ficaram quatro vagas por ocupar e nos preparatórios de Ciências de Engenharia-Eng Mecânica; Eng Electrotécnica e de Computadores sobraram sete de 20 lugares.
Acresce a pouca procura por Biologia (12 colocados em 34 vagas), Informática, onde sobraram 19 vagas em 26, Economia (quatro colocados em 16) e pelo curso de Turismo, que só teve 13 vagas preenchidas das 28 inicialmente disponíveis.
Por fim, o curso de Ciências do Oceano (em Inglês) teve duas vagas preenchida, das 14 disponibilizadas.
