A Vereadora com o pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, felicitou ontem a Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide – ANDAR pela sessão de esclarecimento que promoveu sobre a Artrite Reumatóide, tendo destacado a importância da iniciativa para uma maior consciencialização das implicações físicas, psicológicas e sociais desta doença crónica.
“Esta sessão vem consciencializar porque, apesar de se tratar de uma doença auto-imune, há acções que se podem tomar como prevenção das maiores complicações que a patologia pode causar. Sensibilizar, porque sendo uma doença crónica e limitadora da condição física, esta tem os seus impactos psicológicos e no comportamento social dos seus pacientes, bem como dos que o rodeiam, seja em casa ou no trabalho”, afirmou.
Falando na cerimónia de abertura da sessão de esclarecimento que teve lugar na Biblioteca e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a autarca sublinhou que acções como a que a A.N.D.A.R promove são “fundamentais para o fortalecimento das comunidades para uma literacia para saúde mais robusta”.
Conforme sublinhou, “a saúde não é apenas a ausência da doença: É, sim, um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
Cristina Canto Tavares referiu, por isso, que, apesar de as autarquias regionais não terem competências directas ao nível da saúde, a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem apostado, fortemente, nesta área, na sua condição de poder público de proximidade aos cidadãos, com a visão de que o bem-estar das populações é factor desenvolvimento social e isto passa, definitivamente, pela promoção de saúde nas vertentes que ela implica.
“Ponta Delgada foi a primeira autarquia dos Açores a associar-se à Rede Nacional de Municípios Saudáveis, constatando a importância da saúde para a sustentabilidade, desenvolvendo actividades em parceria com as entidades competentes, criando medidas e actuando na sensibilização e inclusão de todos os nossos munícipes para a saúde”, salientou.
Ao nível das medidas municipais implementadas, a Vereadora começou por dar nota de que, numa lógica preventiva e através de equipas multidisciplinares, a autarquia tem promovido a literacia para a saúde nas escolas.
Por outro lado, tem também investido na promoção do desporto e em amplas iniciativas dirigidas à população mais envelhecida do concelho, enfrentando os desafios da integração e do envolvimento na comunidade, combatendo a solidão, o isolamento e a exclusão.
“Toda esta actividade de empoderamento individual e social é função dos municípios e deve ser assumida como um desígnio”, realçou Cristina Canto Tavares.
Como tal, quis aproveitar a oportunidade para reforçar que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está sempre disponível para colaborar com as instituições de saúde e associações que promovam a educação, a prevenção e o acompanhamento das patologias, reforçando o que deve ser uma rede de solidariedade e de cuidado.
A Câmara Municipal mantém as suas portas abertas para dialogar e, em conjunto, promover aquela que é a qualidade de vida dos nossos cidadãos, sejam eles portadores de doença, sejam idosos, adultos, jovens ou crianças”.
A sessão de ontem incluiu dois painéis temáticos e explicativos sobre a Artrite Reumatóide, que foram conduzidos por Susana Fernandes e João Sá.
Susana Fernandes versou sobre as implicações da doença na gravidez e as oportunidades de tratamento. Já João Sá incidiu sobre as contingências da vida diária, social, e no contexto laboral.
Mais tarde, a Vereadora Cristina Canto Tavares apresentou o livro “Entre as dores e os sonhos: a luta diária com a Artrite Reumatóide”, de Maria de Lourdes Soares, por quem foi também convidada a escrever o prefácio.
