O médico reumatologista Guilherme Figueiredo foi homenageado pelos seus colegas do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) nas I Jornadas de Reumatologia Açores-Madeira, que decorreram no passado fim-de-semana em Ponta Delgada.
Guilherme Figueiredo, colaborador deste jornal, aposentou-se das funções que exercia como Director do Serviço de Reumatologia do HDES, tendo sido surpreendido por esta homenagem, com uma sala repleta de médicos de ambos os arquipélagos, que o aplaudiram de pé durante vários minutos.
A sua caminhada profissional e pessoal foi recordada através da exibição de um vídeo, realçando o seu papel fulcral na instalação do Serviço de Reumatologia e da Consulta Externa no HDES.
Guilherme Figueiredo nasceu em Vouzela, distrito de Viseu, licenciando-se em medicina em 1979 e especializando-se em Reumatologia.
Veio para os Açores nos anos 80 e, desde 1990, faz parte do quadro hospitalar do HDES, sendo Director do Serviço de Reumatologia desde o seu início, por influência, segundo o próprio, do Dr. José Estrela Rego, visionário do novo hospital de Ponta Delgada.
O homenageado, rodeado pela esposa e filhos, contou as mais de trezentas viagens que fez às outras ilhas como especialista, numa altura em que este programa obteve enorme sucesso e que terminou abruptamente, para além do êxito das consultas externas, que começou com algumas centenas de consultas e, pouco tempo depois, já atingia mais de 200 mil.
Muito conceituado junto dos seus pacientes, Guilherme Figueiredo exerceu funções de relevo enquanto médico na nossa Região, tendo pertencido à Comissão do Plano Regional de Saúde dos Açores desde Outubro de 1989 até Novembro de 1993, na qualidade de autor e gestor do “Programa de Prevenção e Controlo das Doenças Reumáticas”.
Exerceu, desde Dezembro de 1990 até Maio de 1993, as funções de Adjunto da Direcção Clínica do HDES com as responsabilidades do Internato Médico e da Consulta Externa.
Recorde-se que Guilherme Figueiredo exerce medicina privada na CAL (Clínica do Aparelho Locomotor), em Ponta Delgada, sociedade civil de médicos, de que foi co-fundador, em 1992.
Exerceu muitos outros cargos de âmbito regional e nacional, sendo também responsável pela realização das “Jornadas de Reumatologia dos Açores”, que teve a sua primeira edição em 2000.
É autor e co-autor de 32 trabalhos publicados e de cerca de uma centena de comunicações em diferentes fóruns de Reumatologia nacional e internacional, sendo ainda investigador principal de diversos ensaios clínicos, integrando, desde 2003, a Direcção do Colégio da Especialidade de Reumatologia da Ordem dos Médicos.
Para além das suas funções profissionais, o conhecido médico dedica-se a outras actividades “que enchem a alma”, como por exemplo ser empresário em nome individual nos ramos de turismo rural e da floricultura, tendo sido o primeiro floricultor, reconhecido, de Proteas, nos Açores.
É co-fundador do Núcleo da Quercus de S. Miguel e é fotógrafo amador desde a juventude, com várias exposições nos Açores e no país.
