O início das actividades de divulgação das Forças Armadas na Região Autónoma dos Açores durante o ano lectivo de 2025- 2026 são já conhecidas.
De acordo com informação divulgada pelo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General Piloto Aviador César Paulo da Silva Rodrigues, as mesmas começarão já no dia 2 de Dezembro, data em que irão decorrer na ilha de Santa Maria um conjunto de actividades, promovido pelo Comando Operacional dos Açores (COA), em colaboração com a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, como forma de marcar o início das actividades de Divulgação das Forças Armadas nas Escolas da Região.
O dia 2 de Dezembro de 2025 começará, de forma diferente na Ilha de Santa Maria, com a presença do Navio da Armada Portuguesa, NRP Viana do Castelo, atracado no porto de Vila do Porto, em que estará prevista a recepção a bordo de todos os alunos do 4.º ano de escolaridade da Ilha. Este projeto, denominado “Alista-te por um dia!” permite um primeiro contacto destes jovens com as Forças Armadas, tendo a possibilidade de verificar algumas das tarefas que se fazem a bordo, aprenderem sobre a missão daquele Navio nos Açores e da Marinha em geral.
Esta actividade começará pelas 10h00 e será desenvolvida durante o dia todo, em diversos locais de ensino, na Ilha.
Esta visita será acompanhada pelo Comandante Operacional dos Açores, e algumas entidades de relevo regional e local, nomeadamente a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, representantes da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, assim como representantes dos três Ramos das Forças Armadas.
Paralelamente, na EBS de Santa Maria em Vila do Porto, decorrerão actividades relacionadas com o programa “Cidadania e as Forças Armadas”, mais direccionados para os alunos do 3º ciclo, e do ensino secundário. De manhã, será feita uma palestra aos alunos dos 9.º e 10.º anos de escolaridade, que tem por objectivo dar a conhecer as missões das Forças Armadas, por forma a que os jovens tenham um conhecimento geral sobre as suas Forças Armadas, ministrada por um Oficial Superior do COA.
Estará também patente uma exposição de capacidades das Forças Armadas na Região, aberta a todos os jovens alunos da escola, permitindo-lhes interagir com os diversos militares ali presentes, e ter um contacto próximo com a realidade castrense.
Pelas 14h00, as entidades indicadas anteriormente estarão na EBS de Santa Maria, onde visitarão a exposição e, pelas 15h30, acompanharão todos os alunos da escola, numa cerimónia do Arriar da Bandeira nacional, símbolo máximo da Nação, onde se pretende demonstrar aos jovens a sua importância, assim como as Forças Armadas procedem diariamente nas suas unidades.