Edit Template

Luís Garcia enaltece o compromisso da Associação Novo Dia na inclusão social e no apoio a pessoas vulneráveis

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu ontem, a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Novo Dia, em Ponta Delgada, “enquanto resposta social de proximidade no apoio a pessoas em situação de especial vulnerabilidade”, sublinhando o impacto concreto da sua intervenção ao longo do ano.
“A dimensão humana desta resposta social é expressiva e revela a complexidade dos desafios que enfrentamos”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa, esta manhã, em visita às instalações da Novo Dia, salientando que, “só em Ponta Delgada, esta Associação acompanha dezenas de pessoas em situação de sem-abrigo, bem como cidadãos integrados em soluções de alojamento apoiado”, dados que “evidenciam a importância de políticas públicas articuladas, sustentadas e centradas na dignidade da pessoa humana”.
Além da visita às instalações da Novo Dia, o Presidente do Parlamento açoriano acompanhou ainda a equipa de rua num circuito no terreno, onde reconheceu que “é no contacto directo, na rua, que se percebe verdadeiramente a dimensão humana desta resposta social e a importância de uma intervenção contínua, próxima e articulada”.
Ao longo de 2025, a Associação Novo Dia acompanhou cerca de 400 utentes, número que no entender do Presidente Luís Garcia “reforça a urgência de continuar a investir de forma sustentada nesta resposta social”, assim como na valorização dos recursos humanos que “enfrentam diariamente situações complexas e desafiantes”.
Na ocasião, o Presidente da Assembleia Legislativa reconheceu ainda o trabalho desenvolvido junto de pessoas em contextos de fragilidade social diversa, nomeadamente associada a dependências, dificuldades económicas e doença mental, enaltecendo o empenho da direcção, dos técnicos e dos voluntários da Associação Novo Dia. “Este é um trabalho exigente, de proximidade e continuidade, que merece reconhecimento e apoio institucional”, sublinhou.

Edit Template
Notícias Recentes
Francisco César defende Projecto de Interesse Comum para investir nas pessoas nos Açores
Paulo Estêvão congratula-se com adesão recorde de jovens açorianos ao programa “Astronauta por um Dia”
PSP com campanha “Duas Rodas: Agarre-se à Vida”
Governo adquire plataforma elevatória eléctrica para reforçar capacidade na mitigação de riscos geomorfológicos
Mónica Seidi recebeu Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores