A Escola EB1/JI Madre Teresa D’Anunciada, da Ribeira Grande foi uma das vencedoras da 8.ª edição da iniciativa Escola Amiga da Criança, promovida pela LeYa, pela CONFAP e pelo psicólogo Eduardo Sá. O projeto apresentado pela escola açoriana, intitulado “Dá Um Passo e Abraça a Diferença!”, foi distinguido na categoria Cidadania e Inclusão, destacando-se pelo seu contributo na promoção de uma comunidade escolar mais solidária, participativa e inclusiva.
O projeto vencedor defende o respeito pela diversidade e a valorização da diferença como componentes centrais da convivência escolar, envolvendo alunos, professores e famílias em atividades de sensibilização e integração. A iniciativa foi reconhecida pelo júri pela sua “abordagem inovadora e pedagógica, que reforça o papel da escola na educação para a cidadania e no desenvolvimento de valores de empatia e respeito mútuo”.
A Escola Madre Teresa D’Anunciada partilhou o prémio com o projeto “Walking Towards a Better Life”, da Escola Profissional de Vila do Conde, e receberá um prémio de 1.000 euros em livros LeYa e o selo “Escola Amiga da Criança”, simbolizando o compromisso com uma educação mais inclusiva, criativa e centrada no bem-estar dos alunos.
Para a CEO da LeYa, Ana Rita Bessa, a iniciativa “valoriza o papel das escolas como agentes de mudança, capazes de inspirar gerações e promover uma educação mais humana e abrangente”.
A nova edição do programa, agora lançada, apresenta novas categorias como Bem-Estar e Saúde, Empreendedorismo e Criatividade e Sustentabilidade e Cidadania Verde, alinhando-se com as tendências emergentes e os desafios da educação no século XXI.