Cada consumidor português gastou em média 204 euros durante o mês de Dezembro, um aumento de um euro face ao ano passado.Os negócios nacionais registaram mais 13% de transacções e mais 9% de facturação face ao mesmo período do ano passado.Nesta análise, o destaque vai para os Açores, Lisboa, Faro e Madeira que aumentaram a faturação em 12%, 10%, 10% e 10%, respetivamente. De acordo com o REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos por cartão no país, registou-se um crescimento de 9% da facturação dos negócios entre os dias 1 e 31 de dezembro. Nesta equação, destaque para o aumento de 13% do número de transacções, que se reflete na diminuição da compra média de 36,41 euros para 35,12 euros.Quando analisadas as datas de maior consumo neste período de análise, e comparativamente à média dos restantes dias de dezembro, o ‘acquirer’ português concluiu que durante os dias 23 e 22 registou-se um aumento da faturação de 60% e 48%, respetivamente. Já nos dias mais próximos à Passagem de Ano, o dia 30 registou um valor de facturação 28% acima da média dos restantes dias do mês.Ao nível da análise transaccional por áreas geográficas, os distritos mais turísticos apresentaram todos valores de facturação superiores ao mesmo período do ano passado, com crescimentos de 12% nos Açores, 10% em Lisboa, Faro e Madeira, e 8% no Porto. De referir que Lisboa, Porto e Faro representaram mais de 50% do peso total da facturação no território português em dezembro.No que diz respeito à facturação total por sector de atividade, destacam-se as categorias da restauração (+17%), hotelaria e acccctividades turísticas (+13%), cabeleireiros (+12%), moda (+11%), retalho alimentar tradicional (+8%), eletrodomésticos & tecnologia (+7%), perfumarias (+7%) e brinquedos (+6%), ao registarem um crescimento na faturação face ao mesmo período do ano passado.Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ. “Apesar das previsões iniciais de que os portugueses iriam gastar menos nesta época natalícia, os números agora apresentados mostram uma manutenção no consumo, com ligeiros aumentos na faturação dos negócios e um maior ao nível do número de transações”. afirma Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights.Recorde-se que o REDUNIQ Insights é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar informação analítica aos clientes da REDUNIQ, a maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal, com base em informação do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio. A REDUNIQ, que só em 2022, transacionou 27,1 mil milhões de euros em compras, num total de 801 milhões de transações, dispõe de informação detalhada sobre os perfis de consumo realizados em estabelecimentos servidos pela sua rede.