No mês de Janeiro, dedicado ao dia Internacional do Conservador-Restaurador, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) recebe a conservadora-restauradora especialista Eva Armindo, que traz os têxteis numa viagem da fibra ao objecto.
“Os materiais usados nos têxteis são fibras, geralmente de origem natural, que, através da fiação, ligadas e torcidas, são transformadas em fios. Estes, por sua vez, organizam-se em estruturas têxteis, mais ou menos complexas, pelo cruzamento num tear ou pela criação de nós, redes ou rendas, recorrendo a outros instrumentos. Estes são utilizados para criar peças tridimensionais, como o vestuário, por exemplo, mas também num grande número de objectos, aparecendo frequentemente integrados em peças de outras categorias, associadas a diferentes materiais: é o caso, por exemplo, dos documentos da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro encadernados ou mapas e plantas”, lê-se no comunicado.
Neste sentido, a BPARLSR “convida-o a visitar a exposição patente na Sala de Consulta de Arquivo que aborda esta temática, de extrema importância para a compreensão e preservação do nosso património”.