Edit Template

Hipolito está a provocar inundações em várias ilhas mas sem registo de vítimas

Na sequência da passagem da depressão Hipolito pelo arquipélago, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou ontem à tarde que foram registadas desde as 00:00 de ontem (11/01/2024) 21 ocorrências:10 no Faial, cinco em São Miguel, quatro na Terceira e duas no Pico.
As últimas situações reportadas estão relacionadas com inundações de vias, inundações em habitações, queda de árvores, queda de estruturas e danos em estruturas.
Desde o dia de anteontem até ontem à tarde foram contabilizadas, no total, 53 ocorrências em seis ilhas, nomeadamente em São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Considerando o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) em vigor, o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.

Protecção Civil continua
no terreno

O SRPCBA continua a acompanhar situação emitindo novos comunicados, caso se justifique.
Considerando o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.
Devido à depressão Hipólito, o IPMA emitiu na quarta-feira um aviso laranja para as ilhas dos grupos Central (Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), que hoje estão sob aviso amarelo por agitação marítima, precipitação por vezes forte e vento.
Pelas mesmas razões, o aviso amarelo também abrange as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo).
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.
Já o aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, segundo o IPMA.


Previsão do estado
do tempo para hoje
e amanhã

Previsão para 6ªfeira, 12.janeiro.2024
GRUPO OCIDENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes FORTES na madrugada. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento leste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 85 km/h, rodando para nordeste para a noite e tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h).
GRUPO CENTRAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes FORTES na madrugada e manhã. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento sueste fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 70 km/h, tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h) e rodando para leste.
GRUPO ORIENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento sul moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h.
Previsão para sábado, 13.janeiro.2024
GRUPO OCIDENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros. Vento nordeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h, rodando para norte e tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h).
GRUPO CENTRAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros. Vento leste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando gradualmente para oeste e tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h).
GRUPO ORIENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento sul fresco a muito fresco (30/50 km/h), tornando-se muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80 km/h, rodando para oeste.

Edit Template
Notícias Recentes
Francisco César quer prioridade à Educação
Ricardo Rodrigues vai a julgamento e diz-se de “consciência tranquila”
Governo dos Açores anuncia que vai avançar com valorização da carreira dos médicos
Caça ao coelho bravo volta a ser permitida em oito ilhas
Binter lança promoção nas viagens de P. Delgada para Canárias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores