Edit Template

LIVRE Açores aprova por unanimidade Manifesto Eleitoral

A Assembleia do LIVRE aprovou por unanimidade o Manifesto Eleitoral do partido para as Eleições Legislativas Regionais dos Açores, anunciou o partido.
O Manifesto está estruturado em 3 áreas: Contrato com o futuro, Justiça ambiental e social e Estado Social.
O documento denuncia a degradação das condições de vida nos Açores resultante de décadas das mesmas políticas penalizadoras das pessoas e do ambiente, e aponta a necessidade de romper com o passado, fazendo um Contrato com o Futuro.
Nesse contrato, “os açorianos têm formas de se fazer ouvir através de assembleias cidadãs e de orçamentos participativos com base deliberativa, enquanto o Estado apoia decididamente a produção primária local, através de parcerias público-cooperativas que garantem a preferência por produtos locais no fornecimento de escolas e hospitais”.
“O apoio ao sector cooperativo e solidário, aliado a intervenções monetárias de base local, permitirá elevar os rendimentos de uma larga faixa da população”, lê-se no documento.
Simultaneamente, o Manifesto Eleitoral do LIVRE alerta para a necessidade de reconhecer a actual emergência climática e ecológica, e de dotar a Região de um Roteiro para a Transição Ecológica e Social e de uma Estratégia para a Biodiversidade que façam a sociedade açoriana regressar aos limites da sustentabilidade ecológica.
Finalmente, o LIVRE coloca-se na defesa “dos grandes pilares do Estado Social, afirmando a necessidade de garantir no sector público os direitos constitucionais à Habitação, à Educação e à Saúde através de serviços públicos de qualidade, rejeitando a deriva desses mesmos serviços para o sector com fins lucrativos”.
No total, são apresentadas 10 propostas de grandes linhas de actuação do LIVRE no Parlamento Regional.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores