O Portal da Queixa revelou ao Diário dos Açores que ainda há muitos açorianos a queixarem-se do atraso de encomendas, apesar de se verificar uma diminuição entre Dezembro do ano passado e Janeiro deste ano.
Naquele período, há um ano, havia o registo de 78 queixas, tendo diminuído para 37 este ano, ainda assim representando 1,2% do total das queixas a nível nacional.
A maioria das queixas dos açorianos, 31,6%, tem a ver com atrasos de encomendas de compras, moda e joalharia, a par de atrasos de correio, transporte e logística (31,6%).
Seguem-se as queixas na área de informática, tecnologia e som (21,1%), mobiliário, decoração e electrodomésticos (7,9%) e beleza, estética e bem-estar (5,3%).
A nível nacional, em 2023, os consumidores registaram mais de 16.500 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com a entrega de encomendas.
O principal motivo tem a ver com os atrasos.
Desde dezembro até ao dia 7 de janeiro, já foram contabilizadas mais de 3.000 ocorrências na plataforma.
Segundo indica a análise, a categoria ‘Correios, Transportes e Logística’ foi a mais reclamada em 2023.
Uma análise do Portal da Queixa identificou um novo aumento do número anual de reclamações publicadas na plataforma relacionadas com a entrega de encomendas, a esmagadora maioria dirigida à categoria Correio, Transporte e Logística.
Foram geradas 16.530 queixas pelos consumidores no ano 2023, um crescimento de 5.15% comparativamente com o período homólogo de 2022, onde foram publicadas 15.727 reclamações.
Entre os principais motivos de reclamação apresentados, destaca-se o atraso nas entregas, ou seja, o incumprimento do prazo de entrega da encomenda, a gerar 95.7% do total de ocorrências reportadas no ano passado, uma subida de 13.2%, em relação a 2022. Já o motivo entrega incompleta ou errada esteve na origem de 4.3% das queixas, sendo que o tema registou uma diminuição de 9.1%, face ao ano 2022.
Os dados analisados indicam que, entre dezembro passado e a primeira semana deste ano (até 7 de janeiro), foram contabilizadas 3.220 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com problemas nas entregas de encomendas, um aumento de 12% em comparação com o mesmo período homólogo, resultado que revela a crescente insatisfação dos consumidores pelos constrangimentos causados. Desde o início de 2024, em apenas sete dias, a categoria já soma 425 queixas. Em comparação com o período homólogo – Dezembro de 2022 até 7 de Janeiro de 2023 -, a categoria Beleza, Estética e Bem-Estar foi a que registou o maior incremento de reclamações (68.5%). Por outro lado, na categoria Mobiliário, Decoração e Electrodomésticos verificou-se uma redução mais acentuada do número de queixas relacionadas com a entrega das encomendas (30.8%)