A Iniciativa Liberal apresentou no Tribunal de Ponta Delgada a sua lista de candidatos às eleições para a Assembleia da República, no próximo dia 10 de Março.
A lista é encabeçada por José Luís Parreira, seguindo-se Ricardo Emanuel de Sousa Freitas, Dalila Maria Oliveira da Rosa, Luís Miguel Saraiva Lopes, Cátia Alexandra Leal Laranjo e, como suplentes, Gustavo Machado do Couto, Ana Figueiredo Nunes Braga Amaral e Sara Beatriz de Medeiros Almeida Carneiro.
As prioridades da candidatura da Iniciativa Liberal são “reduzir a despesa pública, baixar impostos e reformar a segurança social, atrair investimento privado, convergir os salários com a Europa, fixar jovens, criar oportunidades e melhorar os serviços públicos a longo prazo”.
A Iniciativa Liberal defende que “é possível os jovens, querendo, possam ficar a trabalhar em Portugal e também nos Açores. A desmobilização do trabalho e o aumento dos jovens açorianos a trabalhar no sector tecnológico são duas novas realidades que permitem a muitos jovens ter o trabalho de sonho e viver fora dos grandes centros urbanos, em particular, regressar aos Açores após a conclusão dos estudos. No entanto, a realidade também mostra que nunca compensou tanto emigrar como hoje. O fosso salarial entre os que cá ficam e os que saem é cada vez maior. A escolha para muitos jovens é cada vez menos entre migrar para os grandes centros urbanos ou regressar às suas terras e cada vez mais entre ficar em Portugal ou ir para o estrangeiro. Portugal tem a taxa de emigração jovem mais elevada da Europa, 1 em cada 3 jovens”.
José Luís Parreira acrescenta que “As escolhas de hoje terão consequências no longo prazo. Ao contrário dos restantes candidatos, a capacidade de concretizar os meus sonhos, viver na minha ilha e ter o meu trabalho de sonho, depende do sucesso das políticas que defendo. É o futuro da região e dos seus jovens que está em jogo. No dia 10 de Março, os açorianos terão a oportunidade de escolher um destino diferente para os vossos filhos.”